M.A., 80 anos, está internada no hospital e durante a concil...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2471213 Farmácia
M.A., 80 anos, está internada no hospital e durante a conciliação medicamentosa apresentou sua prescrição médica mais atual, contendo nortriptilina 50mg 1 comprimido à noite. Na anamnese M.A. informou que não estava em uso da nortriptilina, porque ela não estava mais triste e nem ansiosa, mas que o médico do ambulatório insiste em prescrever. No hospital, o medicamento não havia sido prescrito. O farmacêutico passou praticamente o resto do atendimento tentando convencer M.A. que ela deveria utilizar o medicamento, que se estava prescrito era importante para ela. Ao final, sugeriu ao médico da internação a inclusão do medicamento na prescrição hospitalar, conforme prescrição domiciliar.
Sobre a conduta do farmacêutico no caso acima e a identificação dos problemas relacionados a medicamento (PRM) conforme citado por RAMALHO DE OLIVEIRA (2011), marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Para resolver essa questão, é fundamental entender a importância da conciliação medicamentosa e do papel do farmacêutico na avaliação das prescrições. O farmacêutico não deve apenas garantir que os medicamentos estejam prescritos de acordo com as necessidades clínicas do paciente, mas também verificar se realmente há a necessidade do uso desses medicamentos.

Alternativa Correta: C - Ela deveria ter investigado se M.A. realmente necessitava da nortriptilina.

A alternativa C é a correta porque o farmacêutico deveria ter investigado se a necessidade clínica da nortriptilina estava presente. No caso, M.A. mencionou que não estava mais triste ou ansiosa, o que pode indicar que a nortriptilina, prescrita para tratar essas condições, talvez não seja mais necessária. Assim, o farmacêutico deveria ter avaliado a situação clínica atual de M.A. antes de sugerir a continuação do medicamento.

Análise das alternativas incorretas:

A - Ela explorou a experiência subjetiva da M.A. com o uso da nortriptilina. Esta alternativa está incorreta porque o texto indica que o farmacêutico tentou convencer M.A. a usar o medicamento, sem considerar adequadamente a experiência subjetiva ou os motivos da paciente para não usar a nortriptilina.

B - Ela avaliou a segurança da nortriptilina para M.A., por isso recomendou sua manutenção no hospital. Esta alternativa está incorreta porque não há menção no texto de que a segurança do medicamento foi avaliada pelo farmacêutico. A recomendação foi baseada na prescrição anterior, não em uma nova avaliação de segurança.

D - Ela identificou corretamente que a paciente apresentava apenas um problema relacionado a medicamento, que era a não-adesão da M.A. e priorizou a sua resolução. Esta alternativa está incorreta porque não considera que o principal problema pode ser a necessidade questionável do medicamento. A questão não é apenas de adesão, mas de avaliação da necessidade do tratamento.

Em situações como essa, o farmacêutico deve abordar a necessidade, eficácia, segurança e adesão para tomar uma decisão bem informada sobre a continuidade do uso do medicamento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo