Analise as afirmativas abaixo sobre o retinoblastoma. I. É ...
I. É o tumor intraocular maligno mais frequente após o melanoma da úvea.
II. A disseminação metastática do tumor é mais comum para fígado, cérebro e rins.
III. O retinoblastoma hereditário é a forma mais comum do tumor, contribuindo com mais de 60% dos casos.
IV. A mutação do gene supressor do tumor RB1 foi encontrada em até cerca de 95% dos pacientes com retinoblastoma hereditário.
V. O diagnóstico dos tumores unilaterais costuma ocorrer precocemente aos bilaterais.
Estão corretas apenas as afirmativas
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - I e IV.
O tema central da questão é o retinoblastoma, que é um tumor maligno que ocorre na retina, mais comum em crianças. Para responder a esta questão, é crucial entender a natureza do retinoblastoma, suas características genéticas, epidemiológicas e formas de disseminação.
Justificativa da Alternativa Correta:
I. É o tumor intraocular maligno mais frequente após o melanoma da úvea. Esta afirmativa está correta. O retinoblastoma é o tumor intraocular maligno mais comum em crianças, mas em adultos, o melanoma da úvea tem prevalência maior.
IV. A mutação do gene supressor do tumor RB1 foi encontrada em até cerca de 95% dos pacientes com retinoblastoma hereditário. Esta afirmativa também está correta. O gene RB1 é crucial para a regulação do ciclo celular, e sua mutação leva ao desenvolvimento do retinoblastoma hereditário.
Análise das Alternativas Incorretas:
II. A disseminação metastática do tumor é mais comum para fígado, cérebro e rins. Esta afirmativa está incorreta. A disseminação do retinoblastoma tende a ocorrer inicialmente para o sistema nervoso central e ossos, e não primariamente para fígado ou rins.
III. O retinoblastoma hereditário é a forma mais comum do tumor, contribuindo com mais de 60% dos casos. Esta afirmativa está incorreta. Na realidade, o retinoblastoma hereditário representa cerca de 40% dos casos, enquanto a forma esporádica é mais prevalente.
V. O diagnóstico dos tumores unilaterais costuma ocorrer precocemente aos bilaterais. Esta afirmativa também está incorreta. Geralmente, os tumores bilaterais (hereditários) são diagnosticados mais cedo do que os unilaterais, devido à predisposição genética e monitoramento precoce.
Com essas explicações, é possível entender por que as afirmativas I e IV são as únicas corretas, justificando a escolha da alternativa B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo