Trabalhador de uma indústria sofre acidente no qual cai álca...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda o manejo imediato de acidentes oculares causados por substâncias químicas, especificamente álcalis, que podem causar danos severos aos olhos. O conhecimento necessário envolve primeiros socorros em oftalmologia, especialmente em situações de exposição ocular a produtos químicos.
Alternativa Correta: C - Irrigação copiosa com soro fisiológico.
Justificativa: Quando ocorre um acidente ocular com substâncias químicas, a prioridade é remover o agente irritante do olho o mais rápido possível para minimizar danos. A irrigação copiosa com soro fisiológico dilui e remove a substância química, reduzindo a sua concentração e, consequentemente, o dano ao tecido ocular. Essa intervenção deve ser feita imediatamente e de forma abundante, pois é o único meio eficaz de diminuir a agressão química ao olho.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Uso de colírio de corticoide: Embora os colírios de corticoide possam ser utilizados posteriormente para controlar a inflamação, eles não devem ser aplicados imediatamente após o acidente. O principal objetivo inicial é remover o agente químico, e os corticoides não têm essa função.
B - Realizar curativo compressivo: Fazer um curativo sobre o olho não é apropriado em casos de exposição química, pois impediria o acesso ao olho para a necessária irrigação e poderia aumentar a concentração da substância prejudicial ao manter o agente químico em contato com o tecido ocular.
D - Encaminhar imediatamente ao oftalmologista: Embora seja importante consultar um especialista após a estabilização inicial, a prioridade imediata é a irrigação para remover a substância química. O encaminhamento deve ocorrer após as medidas de primeiros socorros terem sido realizadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo