Paciente no 2º dia de pós-operatório de blefaroplastia relat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035981 Medicina
Paciente no 2º dia de pós-operatório de blefaroplastia relata dor intensa, fotofobia, blefaroespasmo, hiperemia e lacrimejamento no olho direito. Qual o acometimento mais provável?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é B - Abrasão corneana.

No contexto de uma blefaroplastia, que é uma cirurgia plástica das pálpebras, o paciente pode experimentar complicações pós-operatórias. Um dos sintomas relatados no enunciado, como dor intensa, fotofobia (sensibilidade à luz), blefaroespasmo (piscar involuntário), hiperemia (vermelhidão) e lacrimejamento, são indicativos clássicos de uma abrasão corneana. Este é um distúrbio que ocorre quando há uma lesão na superfície da córnea, geralmente causada por trauma ou irritação.

Por que a alternativa B é a correta?

A abrasão corneana é uma complicação que pode ocorrer após uma cirurgia de blefaroplastia, especialmente se houver manipulação inadequada durante o procedimento ou no período pós-operatório. Os sintomas mencionados são típicos de uma abrasão corneana, que causa dor intensa devido à exposição das terminações nervosas na córnea. A fotofobia e o blefaroespasmo são respostas reflexas à irritação ocular.

Por que as outras alternativas estão incorretas?

A - Hifema: Um hifema é a presença de sangue na câmara anterior do olho, geralmente após trauma ocular. Os sintomas de hifema incluem visão turva e dor ocular, mas não são especificamente associados ao conjunto de sintomas descritos na questão.

C - Hemorragia retrobulbar: Este é um acúmulo de sangue atrás do globo ocular, que pode causar proptose (protusão ocular) e perda de visão. Embora dolorosa, não está associada aos sintomas de fotofobia e lacrimejamento descritos na questão.

D - Obstrução do ducto lacrimal: Esta condição pode levar a lacrimejamento excessivo, mas não explica a dor intensa, fotofobia ou blefaroespasmo. Geralmente, a obstrução do ducto lacrimal não causa hiperemia ou dor aguda.

Entender as complicações e sintomas associados a procedimentos oftalmológicos é essencial para o diagnóstico correto. Neste caso, os sintomas apontam mais claramente para uma abrasão corneana, em vez de outras condições listadas nas alternativas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo