Considerando a teoria de COBIT 5 - Framework de Governança ...
Considerando a teoria de COBIT 5 - Framework de Governança e Gestão Corporativa de TI, quais dos itens abaixo representam uma dimensão comum aos habilitadores?
I. Partes Interessadas.
II. Controle Acionário.
III. Ciclo de Vida.
IV. Boas Práticas.
V. Talento Técnico.
Das alternativas acima:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Somente I, III e IV estão corretas.
Para compreender melhor a questão, é fundamental conhecer o COBIT 5, que é um framework desenvolvido para auxiliar na governança e gestão corporativa de TI. O COBIT 5 apresenta um modelo que ajuda as empresas a criar valor a partir da TI, alinhando a tecnologia com as necessidades empresariais.
Uma das características mais importantes do COBIT 5 são os habilitadores, que são fatores que, individual e coletivamente, influenciam se algo funcionará. São sete habilitadores no total, e cada um possui dimensões comuns que ajudam na implementação e controle das práticas de governança e gestão de TI.
Vamos agora analisar as alternativas:
I. Partes Interessadas.
As partes interessadas são uma dimensão essencial em todos os habilitadores de COBIT 5. Elas estão relacionadas a quem tem interesse ou é afetado pela governança e gestão de TI, portanto, essa opção está correta.
II. Controle Acionário.
Controle acionário não é uma dimensão comum aos habilitadores do COBIT 5. Isso porque este conceito é mais relacionado ao controle de capital de uma empresa, não diretamente ligado ao framework de governança de TI.
III. Ciclo de Vida.
O ciclo de vida é uma dimensão comum que aborda como os processos de governança e gestão evoluem ao longo do tempo. Ele está presente na estrutura de habilitadores, por isso, essa opção está correta.
IV. Boas Práticas.
Boas práticas são fundamentais no COBIT 5, pois se referem às atividades recomendadas para alcançar objetivos específicos. Elas são parte integrante das dimensões dos habilitadores, tornando essa opção correta.
V. Talento Técnico.
Talento técnico, apesar de importante, não é mencionado como uma dimensão comum dos habilitadores no COBIT 5. Ele se refere mais a competências específicas, que não são diretamente uma dimensão do framework.
Portanto, a resposta correta é a alternativa B, pois apenas as dimensões I (Partes Interessadas), III (Ciclo de Vida) e IV (Boas Práticas) são reconhecidas como dimensões comuns aos habilitadores no contexto do COBIT 5.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Partes Interessadas - Cada habilitador tem partes interessadas (partes que desempenham um papel ativo e/ou tenham algum interesse no habilitador). Por exemplo, os processos têm diversas partes que executam atividades do processo e/ou que tenham algum interesse nos resultados do processo; estruturas organizacionais têm partes interessadas, cada um com suas próprias funções e interesses que fazem parte das estruturas. Partes interessadas podem ser internas ou externas à organização, e todas possuem seus próprios, e às vezes conflitantes, interesses e necessidades. As necessidades das partes interessadas são traduzidas em objetivos corporativos, que por sua vez são traduzidas em objetivos corporativos para organização. Uma lista de partes interessadas é apresentada na figura 7. Metas - Cada habilitador tem diversas metas, e os habilitadores criam valor ao atingir essas metas. Metas podem ser definidas em termos de: Resultados esperados do habilitador Aplicativo ou operação do próprio operador As metas do habilitador são a última etapa da cascata de objetivos do COBIT 5. Essas metas podem ser divididas ainda em diferentes categorias: Qualidade intrínseca - O quanto os habilitadores trabalham de forma precisa, objetiva e produzem resultados exatos, objetivos e confiáveis Qualidade contextual - O quanto os habilitadores e seus resultados cumprem sua meta levando-se em consideração o contexto em que operam. Por exemplo, os resultados devem ser pertinentes, completos, atuais, apropriados, consistentes, compreensíveis e fáceis de usar. Acesso e segurança - O quanto os habilitadores e seus resultados são acessíveis e seguros, tais como: Os habilitadores estão disponíveis quando, e se, necessário. Os resultados são seguros, ou seja, o acesso é restrito a quem de direito e que precisar deles.
Ciclo de vida - Cada habilitador tem um ciclo de vida, desde sua criação, passando por sua vida útil/operacional até chegar ao descarte. Isto se aplica às informações, estruturas, processos, políticas, etc. As fases do ciclo de vida incluem: Planejar (inclui o desenvolvimento e seleção de conceitos) Projetar Desenvolver/adquirir/criar/implementar Usar/operar Avaliar/monitorar Atualizar/descartar Boas práticas - Boas práticas podem ser definidas para cada um dos habilitadores.
Boas práticas apoiam o atingimento das metas do habilitador. Boas práticas oferecem exemplos ou sugestões de como implementar o habilitador da melhor maneira, e quais produtos do trabalho ou entradas e saídas são necessários. O COBIT 5 oferece exemplos de boas práticas para alguns dos habilitadores do COBIT 5 (ex: processos). Para outros habilitadores pode-se usar a orientação dos demais padrões, modelos, etc.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/6283169/cobit-5---modelo-corporativo-para-governanca-e-gestao-de-ti-da-organizacao/12 pág. 30
Gabarito: B.
Dimensões dos Habilitadores
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar
Ciclo de Vida
Boa Práticas
Partes Interessadas
Metas/Objetivos
Resposta. B
Caso queiram armazenar a imagem, segue o link:
https://1drv.ms/u/s!AufUc9AHBNMowVFwq1fKKsF_6wCa?e=aUd2wR
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo