A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2021 - PM-PR - Aspirante |
Q2097630 História
A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda o Plano Collor, uma medida econômica implementada em 1990 durante o governo de Fernando Collor de Mello. Para resolver esta questão, é necessário entender as principais medidas do plano e suas consequências. O plano foi conhecido por suas ações drásticas para conter a inflação, e o principal foco da questão é identificar a medida que causou um impacto significativo, descrito como um "terremoto" na economia.

Alternativa Correta: D

A medida correta que causou esse "terremoto" foi o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros. Esta ação foi extremamente impopular e afetou profundamente a confiança da população na estabilidade econômica do país. A intenção era congelar grande parte do dinheiro em circulação para reduzir a inflação, mas resultou em uma fragilização econômica generalizada.

Justificativa para as Alternativas Incorretas:

A - A aplicação de pesada taxação das fortunas não foi a medida central do Plano Collor. Enquanto o plano visava aumentar a arrecadação, o confisco das poupanças teve um impacto econômico e social muito mais significativo.

B - A reestatização de companhias privatizadas não ocorreu. Na verdade, o governo Collor tinha uma postura de incentivo à privatização e abertura de mercado, buscando a confiança dos investidores estrangeiros.

C - O plano não envolveu o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo. Embora houvesse mudanças nas políticas de preços e salários, o confisco das contas foi a ação mais drástica e notória.

E - A realização da paridade do cruzeiro com o dólar não foi uma medida do Plano Collor. A questão principal era a retirada de grande parte do dinheiro em circulação, e não a manipulação direta da taxa de câmbio para o cruzeiro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B) CORRETA

O Plano Collor foi anunciado em 16 de março de 1990 e previa um confisco da poupança e das contas correntes que excedessem 50 mil cruzeiros. Essa medida causou um grande impacto na população, sendo descrita como um "terremoto" pela manchete do Jornal do Brasil no dia seguinte

A) Não houve taxação de fortunas.

B) Não ocorreu reestatização no período Collor.

C) O plano promoveu o congelamento, e não descongelamento de preços.

E) A paridade com o dólar ocorreu depois, no Plano Real.

que caia assim dnv. rumo a gloriosa !!

o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo