A China representa oportunidades ímpares para o agronegócio ...
1. Se por um lado o governo brasileiro precisa conhecer bem as transformações em andamento na política e na sociedade chinesas no que tange à criação de oportunidades para o agronegócio brasileiro, por outro lado o governo do Brasil necessita investir internamente em infraestrutura para tornar o país mais competitivo no mercado chinês de commodities.
2. Dado o enorme consumo de uma população superior a 1,4 bilhão de pessoas associado ao fato de uma agricultura com produção insuficiente para abastecer as demandas internas, a China necessita importar soja, arroz, milho e trigo, podendo beneficiar-se do agronegócio brasileiro.
3. Diferentemente do Brasil, boa parte das terras chinesas são inaproveitáveis para a agricultura, devido à declividade do relevo, ao clima inadequado e a processos de desertificação, assim como à degradação de terras aráveis e sua contaminação decorrente do uso excessivo de insumos, exigindo novas práticas ambientalmente adequadas.
4. Desde 2009, a China é considerada o maior parceiro comercial do Brasil, e a parceria entre ambos já é vista como parceria global, em que o agronegócio é um dos pilares da relação bilateral, demandando a cooperação em ciência e tecnologia agropecuária.
Assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
“[...] Enquanto historicamente a China negocia, o Brasil coopera; ou seja, se o Brasil aguardar passivamente a dinâmica do mercado, fatalmente será engolido pela China. Entretanto, se houver planejamento e coordenação, fator em que a ausência é evidente na agricultura brasileira, os problemas estruturais da agricultura brasileira poderão tornar-se oportunidades no sentido de complexar sua economia, tendo por base o setor agrícola. Ou seja, para o Brasil alimentar a China, não basta resolver os problemas estruturais, é preciso mirar no futuro e planejar. Coordenação e planejamento, essas são as palavras de ordem para o Brasil.”
VIEIRA, P. A.; BUAINAIN, A. M.; FIGUEIREDO, E. V. C. (2016). O BRASIL ALIMENTARÁ A CHINA OU A CHINA ENGOLIRÁ O BRASIL?. Revista Tempo Do Mundo, 2(1), 51-81. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/revistas/index.php/rtm/article/view/49>.
A- Incorreta- A agricultura na China é diversificada e abrange o mercado interno e externo. Os produtos mais exportados por ela são: arroz (maior produtor), trigo (maior produtor) e milho (segundo maior produtor) e trigo (maior produtor).
B- Incorreta- Apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
C- Incorreta- Apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
D- Incorreta- Apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
E- Correta- 1- O governo brasileiro precisa se atentar às transformações na China, principalmente por ser o país que mais importa a soja brasileira. A China está apresentando um declínio no arroz e no trigo, mas está aumentando a demanda por carnes, soja e milho. Futuramente, vai se especializar para aumentar a produtividade e alimentar o seu mercado, reduzindo a dependência externa. O Brasil é o maior produtor de soja e o segundo maior produtor de carne, mas deve ampliar sua infraestrutura para se manter competitivo. 3- A China apresenta muitas terras inapropriadas para a produção agrícola, principalmente devido à declividade, o clima, a poluição, contaminação e degradação do solo. 4- Em 2009, a China assumiu a posição de maior parceiro comercial do Brasil. A maioria dos produtos brasileiros são exportados para a China, como a soja, minério de ferro, petróleo, carne bovina. A China exporta principalmente para o Brasil os equipamentos eletrônicos, produtos manufaturados, compostos orgânicos e inorgânicos. Com isso, há um comércio bilateral que movimenta as economias.
Gabarito do Professor: E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
A única alternativa errada é a 2, isso porque a CHINA é líder mundial em produção agrícola.
"A China, por sua vez, se tornou o maior importador de produtos agropecuários do mundo, e suas compras triplicaram entre 1995 e 2019. A segunda maior economia global importou 12,70% dos produtos agrícolas comercializados no exterior em 2019"
China produz muito mas não o suficiente pra suprir suas necessidades internas. Tendo superavit negativo em produtos agrícolas. Não vejo o porquê da 2 estar errada.
Provavelmente o erro da 2 está nos produtos citados. A China é o maior ou 2º maior produtor de arroz, trigo e milho, mas ainda assim a produção agrícola chinesa é insuficiente por sua grande população e pela falta de modernização agrícola, de modo que eles necessitam importar muitos alimentos, como a soja brasileira.
Fonte: Geografia Geral e do Brasil (Demétrio Magnoli) - 2012
Provavelmente o erro da 2 está nos produtos citados. A China é o maior ou 2º maior produtor de arroz, trigo e milho, mas ainda assim a produção agrícola chinesa é insuficiente por sua grande população e pela falta de modernização agrícola, de modo que eles necessitam importar muitos alimentos, como a soja brasileira.
Fonte: Geografia Geral e do Brasil (Demétrio Magnoli) - 2012
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo