Sobre o uso de psicofármacos na gravidez e lactação é CORRET...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2021 - PM-MG - 2º Tenente - Psiquiatria |
Q1860861 Psiquiatria
Sobre o uso de psicofármacos na gravidez e lactação é CORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é o uso de psicofármacos durante a gravidez e a lactação. É um tópico importante em psiquiatria porque o uso desses medicamentos pode ter impactos significativos na saúde tanto da mãe quanto do bebê. Para resolver essa questão, é necessário compreender os efeitos dos psicofármacos nessas fases e estar ciente dos riscos associados a alguns deles.

A alternativa C é a correta: Valproato está associado a uma variedade de defeitos do tubo neural, incluindo espinha bífida e anencefalia.

Justificativa: O valproato é um medicamento anticonvulsivante que também é usado como estabilizador de humor. Ele está comprovadamente associado a defeitos do tubo neural, principalmente quando utilizado durante o primeiro trimestre de gravidez. Defeitos como espinha bífida e anencefalia são condições graves que podem ocorrer em decorrência do seu uso. Por isso, o valproato é geralmente evitado em mulheres grávidas, a menos que o benefício supere claramente os riscos.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A maior parte dos medicamentos psicoativos não é excretada no leite materno. Incorreto. Muitas substâncias psicoativas são, de fato, excretadas no leite materno e podem afetar o bebê lactente. A excreção depende de fatores como solubilidade em gordura e perfil farmacocinético do medicamento.

B - Durante a gestação, é preferível o uso de antipsicóticos típicos de baixa potência àqueles de alta potência. Incorreto. Os antipsicóticos típicos de alta potência são geralmente preferidos durante a gravidez devido ao menor risco de sedação e efeitos colaterais anticolinérgicos, que são mais prevalentes nos de baixa potência.

D - Sintomas de abstinência autonômica não ocorrem em recém-nascidos cujas mães usavam antidepressivos tricíclicos. Incorreto. Recém-nascidos expostos a antidepressivos tricíclicos durante a gravidez podem sim apresentar sintomas de abstinência, como irritabilidade e problemas respiratórios, logo após o nascimento.

Espero que este comentário tenha ajudado a esclarecer a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo