Considere o seguinte texto: Não vos deixeis enganar! É voss...
Não vos deixeis enganar! É vossa curta vista, não a essência das coisas, que vos faz acreditar ver terra firme onde quer que seja no mar do vir-a-ser e perecer. Usais nomes das coisas, como se estas tivessem uma duração fixa: mas mesmo o rio, em que entrais pela segunda vez, não é o mesmo da primeira vez.
(HERÁCLITO DE ÉFESO. Coleção Os Pensadores. Vol. I. São Paulo: Victor Civita, 1973, p. 109.)
Com base no texto e no conhecimento sobre o pensamento de Heráclito de Éfeso, considere as seguintes afirmativas:
1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas.
2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens.
3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram.
4. O vir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano.
Assinale a alternativa correta.
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A alternativa B é a correta. Vamos analisar o porquê.
Heráclito de Éfeso é conhecido por sua filosofia do devir, que prega que tudo está em constante mudança e que não há realidades fixas. Essa ideia é bem capturada em sua famosa afirmação de que não se pode entrar no mesmo rio duas vezes, pois tanto o rio quanto a pessoa que nele entra não são os mesmos.
1. Em todas as coisas, tem-se a constante transformação e não realidades fixas.
Essa afirmativa está correta, pois reflete diretamente o pensamento de Heráclito sobre a mudança contínua e o fluxo incessante das coisas. Para ele, tudo está em transformação, e isso é a essência de sua filosofia.
2. Os olhos e os ouvidos são más testemunhas para os homens.
Esta afirmativa também é verdadeira. Heráclito acreditava que os sentidos podem nos enganar, pois eles captam apenas a aparência das coisas, e não sua essência mais profunda. Essa visão crítica sobre os sentidos reflete sua preocupação com o conhecimento verdadeiro, que vai além das aparências.
3. A ideia de que tudo se transforma diz respeito ao mundo físico, sendo que em sua essência as coisas não se alteram.
Esta afirmativa é falsa. Heráclito não distingue entre aparência e essência no sentido de que as essências são imutáveis. Ele acreditava que tudo está em fluxo, incluindo a essência das coisas. Todas as coisas, em todos os aspectos, estão sujeitas ao devir.
4. O vir-a-ser e o perecer conduzem as pessoas ao engano.
Esta afirmativa também é falsa. Para Heráclito, o vir-a-ser e o perecer são parte da realidade e não conduzem ao engano. O engano vem da crença de que as coisas são fixas e imutáveis quando, na verdade, estão em constante transformação.
Com base nisso, a alternativa correta é a B, onde somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
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