O teste de dissolução possibilita determinar a quantidade d...
O teste de dissolução possibilita determinar a quantidade de substância ativa dissolvida no meio de dissolução quando o produto é submetido à ação de aparelhagem específica, sob condições experimentais descritas. O resultado é expresso em porcentagem da quantidade declarada no rótulo. Considere as seguintes metodologias disponíveis para o teste de dissolução.
Método A: o equipamento utilizado apresenta uma série de frascos cilíndricos de fundo plano, além de uma série de cilindros de vidro com sistema de fecho de material inerte (aço inoxidável ou outro material adequado) e telas confeccionadas de material não adsorvente e não reativo.
Método B: houve a necessidade de lançar mão de um dispositivo confeccionado em aço espiralado necessário para aprisionar um comprimido sem deformá-lo nem reduzir a área de contato com o meio.
Segundo a Farmacopeia Brasileira 5ª edição, os métodos A e B são, respectivamente:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Método 3: Cilindros Alternantes
O aparelho de dissolução para o Método 3 consiste de uma série de frascos cilíndricos de fundo plano; uma série de cilindros de vidro com sistema de fecho de material inerte (aço inoxidável ou outro material adequado) e telas confeccionadas de material não adsorvente e não reativo.
Método 2: Pás
dispositivo apropriado, confeccionado em fio de aço espiralado em poucas voltas e em diâmetro suficiente para aprisionar a cápsula ou o comprimido sem deformá-los nem reduzir a área de contato com o meio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo