Segundo Goodman (2012), os distúrbios degenerativos caracte...
Segundo Goodman (2012), os distúrbios degenerativos caracterizam-se pela perda progressiva e irreversível dos neurônios localizados em regiões específicas do cérebro. São exemplos a esclerose lateral amiotrófica e as doenças de Parkinson, Huntington e Alzheimer.
Como grupo, estes distúrbios são relativamente comuns e acarretam problemas médicos e sociais significativos. Hoje os tratamentos disponíveis para os distúrbios neurodegenerativos atenuam os sintomas da doença, mas não alteram a evolução do processo neurodegenerativo.
Assinale a opção correta sobre os fármacos usados comumente no tratamento dos distúrbios neurodegenerativos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Nesta questão, o tema central é o uso de fármacos no tratamento de distúrbios neurodegenerativos. Para respondê-la corretamente, é necessário ter um bom entendimento sobre farmacologia, especialmente em relação ao mecanismo de ação dos medicamentos utilizados em doenças neurodegenerativas como Parkinson, Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica e a doença de Huntington.
A alternativa correta é a letra D.
A fluoxetina, um inibidor seletivo da recaptação da serotonina (ISRS), é utilizada para tratar depressão e irritabilidade, sintomas comuns em pacientes com doença de Huntington. A escolha dessa alternativa está correta porque a fluoxetina é conhecida por seu efeito sobre o humor e a redução de sintomas depressivos, comuns nessa doença.
Análise das alternativas incorretas:
A - A carbidopa não é o precursor metabólico da dopamina. Na verdade, ela é administrada em conjunto com a levodopa, que sim é o precursor da dopamina. A função da carbidopa é inibir a dopa descarboxilase, impedindo a conversão periférica de levodopa em dopamina antes de chegar ao cérebro, aumentando assim a eficácia do tratamento da doença de Parkinson.
B - Donepezila e rivastigmina são, de fato, usados no tratamento da doença de Alzheimer para aumentar a transmissão colinérgica, mas a entacapona não tem essa função. A entacapona é um inibidor da catecol-O-metiltransferase (COMT) e é usada no tratamento da doença de Parkinson, não de Alzheimer.
C - O riluzol é utilizado para tratar a esclerose lateral amiotrófica e atua inibindo a liberação de glutamato. No entanto, ele não estimula os canais de sódio dependentes da voltagem. A função principal do riluzol é prevenir a excitação neuronal excessiva, que é tóxica para os neurônios.
E - A selegilina é um inibidor seletivo da MAO-B usado no tratamento da doença de Parkinson e realmente não causa o "efeito do queijo", que é associado a inibidores de MAO-A, como a fenelzina. No entanto, a fenelzina não é um inibidor seletivo da MAO-B e não é usada no tratamento da doença de Parkinson.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Levodopa é precursor metabólico da dopamina.
Os Inibidores da monoamino-oxidase causam a reação do queijo se o paciente ingerir alimentos ricos em tiramina e fizer uso de farmacos dessa classe.
Entacapona não é utilizado no Alzheimer, no Alzheimer ocorre uso de anticolinesterásicos como a galantamina, tacrina, rivastigmina e donezepila ou da memantina que é antagonista dos receptores NMDA.
Sobre o riluzol, ele atua apenas na liberação e acao glutamatergica pós-sináptica
a) A LEVODOPA é o precursor metabólico da dopamina e, isoladamente, é o fármaco mais eficaz para o tratamento da doença de Parkinson.
b) donepezila, rivastigmina e galantamina são fármacos amplamente utilizados no tratamento da doença de Alzheimer com a finalidade de ampliar a transmissão colinérgica.
c) O riluzol é um fármaco utilizado no tratamento da esclerose lateral amiotrófica que inibe a liberação do glutamato, mas também inibe os canais de sódio dependentes da voltagem.
d) A fluoxetina é eficaz no tratamento da depressão e da irritabilidade demonstradas pelos pacientes com doença de Huntington sintomática.
e) A selegilina e a rasagilina são inibidores seletivos da MAO-B utilizados no tratamento da doença de Parkinson que não produzem o chamado “efeito do queijo”. fenelzina é inibidor inespecífico da MAO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo