Segundo Oliveira Lima (2008), o liquor é segregado na sua t...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, precisamos focar nas características físicas do liquor (líquido cefalorraquidiano) em diferentes condições patológicas, especialmente nas meningites. A questão testa o conhecimento sobre a aparência do liquor em diferentes tipos de infecção.
Alternativa Correta: C
A alternativa C é a correta. Ela afirma que o liquor de aspecto opalescente ou turvo ocorre frequentemente nas meningites agudas causadas por micro-organismos como estafilococos, estreptococos e meningococos. Estas bactérias provocam uma reação inflamatória que altera a transparência normal do liquor, tornando-o turvo devido à presença de células e proteínas.
Justificativa das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Apresenta um erro sobre o aspecto do liquor nas meningites. O liquor francamente purulento é geralmente observado no auge da infecção bacteriana, e não apenas na fase inicial. Além disso, a tonalidade amarelada referida para o bacilo de Koch (tuberculose) está incorreta, pois este normalmente confere um aspecto xantocrômico, mas não purulento.
Alternativa B: Um coágulo grosseiro não é uma característica comum em meningites fúngicas. Geralmente, em infecções fúngicas, o liquor pode apresentar-se claro a opalescente, mas não com coágulos grosseiros.
Alternativa D: Afirma que o liquor ligeiramente opalescente é encontrado na meningite fúngica e raramente em meningites luéticas (sífilis). Embora o liquor possa ser opalescente em infecções fúngicas, a descrição não é específica o suficiente para ser considerada correta no contexto apresentado, especialmente porque não aborda a resposta típica causada por bactérias como na alternativa C.
Alternativa E: Refere-se à Síndrome de Froin, que é uma condição rara caracterizada por xantocromia e coagulação do liquor. No entanto, a descrição de um coágulo delicado não é precisa para essa síndrome, que tende a ter coagulação maciça.
Compreender as características do liquor em diferentes doenças é crucial para diagnósticos diferenciais em análises clínicas.
'Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!'
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O aspecto opalescente ou turvo ocorre nas meningites agudas ocasionadas por estafilococos, estreptococos ou meningococos.
De acordo com O.Lima:
- LÍQUIDOS DE ASPECTOS LIG OPALESCENTE: ALGUMAS FORMAS DE MENINGITE TUBERCULOSA E RARAMENTE NAS LUÉTICAS.
- LÍQ OPALESCENTE OU TURVO: MENINGITES AGUDAS POR ESTAFILOCOCOS, ESTREPTOCOCOS E MENINGOCOCOS
- LIQ ASPECTO FRANCAMENTE PURULENTO: FASE FINAL DAS MENINGITES AGUDAS, APRESENTANDO TONALIDADE AMARELADA NAS MENINGITES POR COCOS E AZULADA NAS PIOCIÂNICAS.
- LIQUOR NORMAL NÃO COAGULA, VAI COAGULAR QUANDO HÁ PRESENÇA DE FBS E O COAGULO DELICADO APARECE NAS MENINGITES TUBERCULOSAS, ENGLOBANDO GRANDE NÚMEROS DE LEUCÓCITOS E BACILOS DE KOCH. O COAGULO DELICADO TB PODE SER RARAMENTE VISTO NAS MENINGITES LUÉTICAS
- COAGULO GROSSEIRO TEM ELEVADO NÚMERO DE LEUCÓCITOS E A COAGULAÇÃO MACIÇA OCORRE NA SÍNDROME DE FROIN.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo