Em “condições adversas de meteorologia”, a palavra grifada

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2041587 Português
TEXTO V


MILITARES DO GRUPO ESPECIAL DE INSPEÇÃO EM VOO (GEIV) GARANTEM SEGURANÇA DO TRÁFEGO
AÉREO BRASILEIRO


1§Para garantir a segurança do tráfego aéreo brasileiro, uma equipe de militares do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza uma espécie de fiscalização no ar, é a missão de Inspeção em Voo. As atividades acontecem por meio de aeronaves-laboratório, que, junto com radares, sistemas de aproximação, rádios, equipamentos de auxílio à navegação e luzes de orientação, proporcionam a circulação segura das aeronaves.
Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e avaliar os chamados Auxílios e os Procedimentos de Navegação Aérea e integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). O Grupo participa da homologação e verificação periódica de aproximadamente 2.268 auxílios e procedimentos, realiza inspeções em todo o território nacional e, eventualmente, em outros países da América do Sul, de voo nas fases de decolagem, rota e pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.

2§Em dezembro de 2021, o GEIV recebeu a terceira aeronave IU-93M, proveniente do Projeto de Modernização. A plataforma da aeronave-laboratório foi atualizada com o Sistema de Display Integrado Pro Line 21, um aviônico da Rockwell Collins que facilita o voo e aumenta a consciência situacional. O sistema faz com que as informações vitais sejam facilmente acessíveis e compreensíveis, contribuindo para o dinamismo das missões de Inspeção em Voo. Ao longo do segundo semestre de 2021, o GEIV realizou a campanha de Avaliação Operacional (AVOP) do Projeto I-X (IU50 Legacy 500), contribuindo com relevante passo na sedimentação da implantação do projeto na FAB. “Ambos os passos, tanto a AVOP do IU-50 como o recebimento do IU-93M, colocam o GEIV na direção do futuro, tornando o Grupo capaz de inspecionar todos os tipos de auxílios e procedimentos à navegação aérea, contribuindo com a evolução do SISCEAB, conforme prevê o programa SIRIUS BRASIL”, explica o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves.

http://www.portal.intraer/portalintraer/cabine/publicacoes/notaer_fevereiro_2022.pdf (adaptado) 
Em “condições adversas de meteorologia”, a palavra grifada
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra A

Pertencerei PMMG

#OBA

A

tem significado equivalente à “desfavorável”.

Sim, analisando o contexto do texto, as condições adversas se referem a condições que não são FAVORÁVEIS ao voo, ou seja, condições desfavoráveis de meteorologia para realizar voo.

Eu errei essa questão, mas busquei entender o porquê.

B

exerce regência nominal em relação à “meteorologia”.

Não, na verdade, sofre regência do vocábulo "condição".

C

funciona como determinante da palavra “meteorologia”.

Não, o determinantes acompanha o substantivo, quem determina a palavra "meteorologia" é o vocábulo "condição".

D

pode ser substituída por “avessas”, sem alteração do sentido da frase.

Não, avesso significa contrário, só observar os prefixos que nada tem a ver um com o outro.

GAB A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo