Em todo o mundo, os eventos adversos no processo de assistê...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q831009 Farmácia

Em todo o mundo, os eventos adversos no processo de assistência à saúde são frequentes. Diante da possibilidade de prevenção dos erros de medicação e do risco de dano em função da sua ocorrência, torna-se relevante identificar a natureza e determinantes dos erros, como forma de dirigir ações para a prevenção.

Nesse contexto, as falhas no processo de utilização de medicamentos são consideradas importantes fatores contribuintes para a redução da segurança do paciente.

Assinale a opção correta de acordo com o Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos (anexo 03 da Portaria n°. 2.095/2013 do GM/MS).

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Prescrições pré-digitadas podem aumentar a segurança no uso de medicamentos e devem ser adotadas quando possível.

Tema Central da Questão: A questão aborda a segurança no uso de medicamentos, focando no Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos, que é parte da Portaria n°. 2.095/2013 do GM/MS. O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui compreensão sobre práticas seguras na prescrição de medicamentos e a importância de prevenir erros de medicação.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa A é a correta porque as prescrições pré-digitadas podem reduzir erros de interpretação, aumentando assim a segurança no uso de medicamentos. Este procedimento está alinhado com as diretrizes para minimizar erros comuns em prescrições manuais, como caligrafia ilegível.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - O uso de impressão da prescrição frente e verso não é recomendado. Isso pode causar confusão e aumentar a chance de erros, pois informações cruciais podem ser omitidas ou interpretadas erroneamente.

C - A orientação e o aconselhamento ao paciente devem ser realizados antes da dispensação dos medicamentos, não depois. Essa abordagem é fundamental para garantir que o paciente compreenda como usar adequadamente o medicamento.

D - Embora seja uma prática recomendada evitar abreviaturas para minimizar erros, a questão não se refere a uma proibição absoluta em qualquer situação, mas sim a uma recomendação de uso consciente.

E - Qualquer alteração nas prescrições deve ser feita de forma a garantir clareza e segurança. Fazer alterações em uma via sem comunicação adequada pode resultar em discrepâncias e erros.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B- NÃO É RECOMENDADO PRESCRIÇÃO FRENTE E VERSO

C- DISPENSAÇÃO HOSPITALAR

D- NÃO É VEDADA

E- PRESCRIÇÕES HOSPITALARES

B) O uso de impressão da prescrição frente e verso é recomendado, considerando os princípios de economia e sustentabilidade. Não é recomendado.

C) Para a dispensação ambulatorial, deve-se realizar orientação e aconselhamento ao paciente após a dispensação dos medicamentos. O aconselhamento ao paciente é PREVIAMENTE a dispensação de medicamentos.

D) É vedada a prescrição de medicamentos com o uso de abreviaturas em qualquer situação, uma vez que essa prática aumenta a chance de erro de medicação. Devem ser evitadas, porém o hospital pode padronizá-las sem que haja alguma repetição do que já existe (como SXT, HCTZ)

E) No caso de erros em prescrições ambulatoriais, o prescritor deverá fazer as alterações na primeira e segunda via da prescrição. Alterações são aceitáveis nas prescrições hospitalares, na primeira e segunda via, de forma clara e legível. Nas prescrições ambulatorias, nunca devem ser rasuradas, mas sim emitidas outras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo