De acordo com a Resolução n°. 586/2013 do Conselho Federal ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q831011 Farmácia
De acordo com a Resolução n°. 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E.

A questão está relacionada à Resolução n° 586/2013 do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta a prescrição farmacêutica no Brasil. Para resolver essa questão, é necessário entender o papel do farmacêutico na prescrição, que envolve considerar o paciente de forma holística, avaliando suas condições clínicas e contexto de vida.

Justificativa para a alternativa correta (E):

A alternativa E afirma que, no ato da prescrição, o farmacêutico deve considerar diversas condições do paciente, como outras condições clínicas, o uso de outros medicamentos, hábitos de vida e o contexto de cuidado. Isso está de acordo com a resolução, que enfatiza uma abordagem abrangente e centrada no paciente, garantindo um cuidado seguro e eficaz.

Análise das alternativas incorretas:

A - Esta alternativa está incorreta porque, de acordo com a resolução, o farmacêutico pode sim modificar a prescrição de medicamentos, desde que haja um acordo de colaboração com o outro profissional de saúde. Isso faz parte da prática colaborativa para garantir o melhor cuidado ao paciente.

B - A alternativa B está errada ao afirmar que a avaliação dos resultados não faz parte do processo de prescrição farmacêutica. Na verdade, a avaliação dos resultados é uma etapa crítica, pois ajuda a garantir que os medicamentos estejam produzindo os efeitos desejados, sem causar danos.

C - Embora a descrição da terapia deva ser completa, a alternativa C não aborda o fato de que a prescrição farmacêutica vai além de simplesmente listar o medicamento, dose e frequência. Ela também deve considerar outros aspectos do paciente e seu contexto.

D - Embora esta alternativa fale sobre o uso racional de medicamentos, ela não está diretamente relacionada ao ato da prescrição farmacêutica como descrito na resolução. O foco da resolução é mais sobre o ato de prescrever considerando o paciente como um todo e não apenas eventos adversos.

Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para entender o conteúdo abordado pela Resolução n° 586/2013 do CFF. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) é vedado ao farmacêutico modificar a prescrição de medicamentos do paciente emitida por outro prescritor, salvo quando previsto em acordo de colaboração, sendo que, neste caso, a modificação, acompanhada da justificativa correspondente, deverá ser comunicada ao outro prescritor.

B) Ao contrário da orientação ao paciente e da documentação, a avaliação dos resultados É uma das etapas que constituem o processo de prescrição farmacêutica. Art. 7o - O processo de prescrição farmacêutica é constituído das seguintes etapas: I - identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde; II - definição do objetivo terapêutico; III - seleção da terapia ou intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, dentro do plano de cuidado; IV - redação da prescrição; V - orientação ao paciente; VI - avaliação dos resultados; VII - documentação do processo de prescrição

C) a descrição da terapia farmacológica, quando houver, deve sempre incluir o nome do medicamento ou formulação, Concentração/dinamização, forma farmacêutica e via de administração, dose, frequência de administração, duração do tratamento e instruções adicionais.

D) o uso SEGURO de medicamentos engloba atividades de prevenção e minimização dos danos provocados por eventos adversos, que resultam do processo de uso dos medicamentos. USO SEGURO DE MEDICMAENTOS É DIFERENTE DE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.

E) ✔️ No ato da prescrição, o farmacêutico deverá considerar a existência de outras condições clínicas, o uso de outros medicamentos, os hábitos de vida e o contexto de cuidado no entorno do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo