Segundo Moreau (2016), a produção industrial de chumbo teve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q831016 Farmácia
Segundo Moreau (2016), a produção industrial de chumbo teve inicio há mais de 5.000 anos, e é provável que já naquela época tenham ocorrido intoxicações pelo metal (saturnismo), fazendo do chumbo o mais antigo agente tóxico de importância ocupacional. Entre as operações que produzem exposição significativa de trabalhadores estão: mineração, reciclagem, soldagem, lixamento e pintura a pistola. Qual é o indicador biológico para chumbo inorgânico na urina?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Intoxicação por chumbo (saturnismo) - Ácido delta-aminolevulínico

A norma brasileira adota o Ácido delta-aminolevulínico (Ala-U) como indicador biológico para a vigilância de trabalhadores expostos ao chumbo e recomenda iniciar as avaliações biológicas no mínimo 1 mês após o início da exposição. A ação nociva do chumbo no organismo é precocemente revelada pelos sinais decorrentes da alteração na síntese do heme, causado pela inibição de algumas enzimas utilizadas na síntese da hemoglobina, devido a ligação do metal à enzima ácido aminolevulínico desidratase (ALA-D), causando o acúmulo do ácido delta aminolevulínico (ALA) no sangue e na urina. Deste modo, a determinação da concentração do ácido delta aminolevulínico urinário (ALA-U) tem sido proposta para o monitoramento da exposição ocupacional ao chumbo, paralelamente aos níveis do metal no sangue (Pb-S).  

Fonte dos valores de referência: BRASIL. Ministério da Saúde. NR nº 07, de 29 de dezembro de 1994. Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 30 de dez. de 1994. Última atualização da Norma: 2013.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo