Na avaliação radiográfica de uma criança de 13 meses de idad...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, precisamos compreender o tema central, que é a luxação congênita do quadril em crianças. Esta condição é um problema ortopédico em que o quadril infantil não se forma corretamente. Avaliações radiográficas são fundamentais para diagnosticar essa condição.
Alternativa Correta: B - Índice acetabular acima de 30 graus.
O índice acetabular é um ângulo formado entre a linha horizontal da pelve e a linha que segue o teto do acetábulo, que é a parte da bacia que acomoda a cabeça do fêmur. Em crianças de 13 meses, um índice acetabular acima de 30 graus é sugestivo de luxação congênita do quadril, indicando que o acetábulo não está adequadamente desenvolvido para manter a cabeça femoral no lugar correto.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Posicionamento superior do núcleo de ossificação femoral da cabeça femoral em relação à linha de Perkins.
Esta alternativa está incorreta porque o posicionamento superior do núcleo de ossificação pode indicar luxação, mas o enunciado está buscando o índice mais comum e direto para diagnosticar a condição, que é o índice acetabular. A linha de Perkins ajuda na avaliação, mas não é tão decisiva quanto o índice acetabular.
C - Posicionamento inferior do núcleo de ossificação femoral da cabeça femoral em relação à linha de Hilgenreiner.
O posicionamento inferior em relação à linha de Hilgenreiner geralmente não é indicativo de luxação, mas sim o superior. Portanto, essa alternativa não é correta. A linha de Hilgenreiner é usada para verificar o alinhamento correto do quadril.
D - Nenhuma das alternativas anteriores.
Essa opção está errada porque a alternativa B é, de fato, correta.
Compreender as linhas de referência radiográficas, como as linhas de Perkins e Hilgenreiner, e o índice acetabular, é essencial para responder corretamente a questões sobre luxação congênita do quadril em exames de radiologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo