Complete, corretamente, as lacunas da assertiva quanto ao em...
Complete, corretamente, as lacunas da assertiva quanto ao emprego dos pronomes relativos e identifique a seguir a alternativa com a sequência correta.
Pedro lia um livro muito interessante __________ autor o havia autografado para seu avô _________ era muito amigo do escritor, pois cresceram juntos e lá ___________viviam tudo era magia e encantamento.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que envolve o uso correto de pronomes relativos. Esse é um tema gramatical bastante relevante, pois os pronomes relativos são usados para retomar e relacionar elementos dentro de uma frase, garantindo a coesão textual.
Na frase apresentada, temos três lacunas que devem ser preenchidas com os pronomes relativos adequados. Vamos analisá-las:
1ª lacuna: "Pedro lia um livro muito interessante __________ autor o havia autografado..."
Neste caso, o pronome relativo indicado é cujo, que estabelece uma relação de posse entre o livro e o autor. A regra gramatical determina que "cujo" é usado para indicar posse e sempre vem seguido de um substantivo. Portanto, a primeira lacuna deve ser preenchida com "cujo".
2ª lacuna: "... para seu avô _________ era muito amigo do escritor..."
Aqui, o pronome relativo que é o mais apropriado, pois ele retoma o "avô", que é o sujeito da frase. O pronome "que" é o mais comum em português e pode substituir tanto pessoas quanto coisas.
3ª lacuna: "...pois cresceram juntos e lá __________ viviam tudo era magia e encantamento."
Para essa lacuna, o pronome relativo adequado é onde, que indica lugar. Portanto, a última lacuna deve ser preenchida com "onde".
Com base nessas análises, a sequência correta para preenchimento das lacunas é: cujo / que / onde. Assim, a alternativa correta é a Alternativa C.
Vamos agora justificar por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa A: "onde / que / cujo" - Esta sequência não faz sentido porque "onde" não pode ser usado para indicar posse, e "cujo" deve ser seguido de um substantivo, o que não ocorre na terceira lacuna.
Alternativa B: "que / onde / cujo" - Esta sequência está incorreta pois "que" na primeira lacuna não estabelece a relação de posse necessária, e "cujo" na última lacuna não está seguido de um substantivo.
Alternativa D: "cujo / onde / que" - Embora comece corretamente com "cujo", "onde" não pode substituir "que" na segunda lacuna porque não se refere a um lugar.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre pronomes relativos. Compreender o contexto e a função de cada pronome é fundamental para acertar questões desse tipo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
cujo é um pronome relativo;
cujo o , cujo a - É falso
Cujo é anafórico - Referencia que vem antes
QUE pronome relativo
pode ser substituído por as quais ,os quais,o qual...)
Evita a repetição vocabular..
ONDE - quando houver a ideia de lugar fixo | coloque "paris" no final da frase ,se ficar em paris é onde .
se não, se ficar a paris é aonde.
questão C
Pedro lia um livro muito interessante CUJO autor o havia autografado para seu avô QUE era muito amigo do escritor, pois cresceram juntos e lá ONDE viviam tudo era magia e encantamento.
Se você usar a ideia que ONDE só poder ser usado para retomar lugar, conseguirá matar a questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo