Marque a alternativa INCORRETA:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q679408 Medicina
Marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a incorreta.

Vamos entender por que:

A alternativa D afirma que os bócios e nódulos tireoidianos estão sempre associados unicamente ao hipotireoidismo. Isso é incorreto porque bócios e nódulos podem estar presentes tanto em casos de hipotireoidismo quanto em hipertireoidismo ou até mesmo em pessoas com função tireoidiana normal. Portanto, associar exclusivamente bócios e nódulos ao hipotireoidismo é um equívoco.

Agora, vejamos as alternativas corretas:

A - É correto obter um nível sérico de TSH para todos os pacientes com um nódulo de tireoide porque isso ajuda a avaliar a função tireoidiana e a determinar se há necessidade de mais investigações, como cintilografia.

B - O ultrassom (US) do pescoço é uma ferramenta crucial para medir o tamanho de um nódulo e verificar se um nódulo palpável faz parte de um bócio multinodular. Essa técnica não invasiva fornece detalhes sobre a estrutura e a natureza dos nódulos.

C - A Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) é, de fato, o melhor método para avaliar a malignidade de um nódulo tireoidiano. Ela permite a obtenção de células diretamente do nódulo para análise citológica, auxiliando no diagnóstico diferencial.

Ao revisar essas opções, fica evidente que as alternativas A, B e C são práticas clínicas bem estabelecidas e fundamentadas para a avaliação de nódulos de tireoide, enquanto a alternativa D apresenta uma afirmação equivocada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta alternativas que abordam diferentes métodos de avaliação de nódulos tireoidianos. A alternativa D é a incorreta, pois os bócios e nódulos tireoidianos podem estar presentes em pacientes com hipertireoidismo, eutireoidismo ou hipotireoidismo, e a associação com o hipotireoidismo não é única. As alternativas A, B e C estão corretas, pois a obtenção do nível sérico de TSH, a realização de ultrassonografia do pescoço para avaliar o tamanho do nódulo e a punção aspirativa com agulha fina para avaliar a malignidade são métodos indicados para a avaliação de nódulos tireoidianos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo