De acordo com PRADO e SALIM, 2004, em relação à antibioticop...
( ) O uso de antibióticos para profilaxia de infecção das feridas após cirurgias pode ser considerado polêmico por envolver pacientes hígidos.
( ) Doença valvular degenerativa e estenose subaórtica hipertrófica idiopática são exemplos de lesões valvares que podem predispor à endocardite bacteriana.
( ) Havendo lesões valvares que predisponham à endocardite infecciosa, deve-se utilizar antibiótico profilaticamente nos tratamentos endodônticos convencionais, bem como nos procedimentos de cirurgias paraendodônticas.
( ) Para pacientes alérgicos a penicilina, o esquema antibiótico de primeira escolha para profilaxia de endocardite infecciosa é Cefalexina, 500mg, 1 hora antes da cirurgia por via oral.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar o tema central da questão: antibioticoprofilaxia na infecção odontogênica. Esse tema é essencial na odontologia, pois se refere ao uso de antibióticos para prevenir infecções, especialmente em pacientes com condições de saúde específicas que possam predispor a complicações como a endocardite infecciosa.
Agora, vamos à análise das afirmativas e das alternativas:
Alternativa Correta: D) V, V, F, F.
Justificativa:
1ª Afirmativa: "O uso de antibióticos para profilaxia de infecção das feridas após cirurgias pode ser considerado polêmico por envolver pacientes hígidos." - Essa afirmativa é Verdadeira. O uso de antibióticos em pacientes saudáveis (hígidos) para prevenir infecção pode ser um tema controverso, pois o uso indiscriminado de antibióticos pode levar a resistência bacteriana.
2ª Afirmativa: "Doença valvular degenerativa e estenose subaórtica hipertrófica idiopática são exemplos de lesões valvares que podem predispor à endocardite bacteriana." - Esta afirmativa é Verdadeira. Ambas as condições mencionadas são conhecidas por aumentar o risco de endocardite bacteriana, uma infecção grave das válvulas do coração.
3ª Afirmativa: "Havendo lesões valvares que predisponham à endocardite infecciosa, deve-se utilizar antibiótico profilaticamente nos tratamentos endodônticos convencionais, bem como nos procedimentos de cirurgias paraendodônticas." - Esta afirmativa é Falsa. A profilaxia com antibióticos não é indicada para todos os procedimentos odontológicos, especialmente se não houver risco significativo de endocardite infecciosa conforme as diretrizes mais recentes.
4ª Afirmativa: "Para pacientes alérgicos a penicilina, o esquema antibiótico de primeira escolha para profilaxia de endocardite infecciosa é Cefalexina, 500mg, 1 hora antes da cirurgia por via oral." - Esta afirmativa é Falsa. De acordo com diretrizes atuais, a Clindamicina é geralmente preferida para pacientes alérgicos à penicilina, e não a Cefalexina.
Examinando as alternativas:
A - V, F, V, F. - Incorreta, pois a segunda e terceira afirmações estão trocadas.
B - F, V, F, V. - Incorreta, pois a primeira e terceira afirmações estão erradas.
C - F, F, V, V. - Incorreta, pois as afirmações não correspondem à sequência correta.
D - V, V, F, F. - Correta, pois reflete fielmente a análise lógica das afirmativas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não entendi porque a terceira alternativa é falsa, sendo que na própria frase diz "que predisponham à endocardite infecciosa", se tem predisposição a profilaxia é indicada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo