A expansão rápida do palato, também conhecida como expansão ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2172645 Odontologia
A expansão rápida do palato, também conhecida como expansão ortodôntica, é um procedimento indicado para o tratamento da deficiência maxilar transversa em pacientes em fase de crescimento, mas possui efeitos limitados em pacientes que já alcançaram a maturação esquelética. Nestes, torna-se necessária a realização de uma expansão maxilar cirurgicamente assistida (EMCA).
As indicações para a EMCA em pacientes de maturidade óssea são, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta para a questão é a alternativa A - Não utilizada em mordida cruzada unilateral.

Tema central: A questão aborda a expansão maxilar cirurgicamente assistida (EMCA), que é um procedimento indicado para corrigir a deficiência transversa do maxilar em pacientes que já alcançaram a maturação esquelética. Esse procedimento é necessário quando a expansão ortodôntica convencional não é eficaz, devido à falta de crescimento ósseo em adultos.

Alternativa correta justificada: A opção A está correta como exceção porque a EMCA não é necessariamente indicada especificamente para mordida cruzada unilateral. Esse tipo de mordida pode, em muitos casos, ser tratado com outras abordagens ortodônticas, sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

Análise das alternativas incorretas:

B - Hipoplasia maxilar: Esta condição, que envolve o subdesenvolvimento do maxilar, é uma indicação comum para a EMCA, especialmente quando outras abordagens não são eficientes.

C - Apinhamento dentário: Em casos onde o apinhamento é causado por uma arcada maxilar pequena, a expansão maxilar cirurgicamente assistida pode ser indicada para criar espaço adequado para os dentes.

D - Corredor bucal aumentado: Esse termo refere-se ao espaço visível entre as bochechas e os dentes posteriores durante o sorriso, que pode ser reduzido com a EMCA, melhorando a estética do sorriso.

Em resumo, a alternativa A é a exceção porque a mordida cruzada unilateral não exige, necessariamente, a EMCA como primeira linha de tratamento, enquanto as outras condições mencionadas nas alternativas são comumente tratadas com este procedimento quando o paciente já atingiu a maturação esquelética.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da expansão maxilar cirurgicamente assistida (EMCA), um procedimento indicado para pacientes que já alcançaram a maturação esquelética e têm deficiência maxilar transversa. A questão pede para identificar qual das alternativas NÃO é uma indicação para a EMCA em pacientes de maturidade óssea. A resposta correta é a alternativa A: a EMCA pode ser utilizada em casos de mordida cruzada unilateral, portanto, esta não é uma indicação excluída. As outras alternativas, B, C e D, são indicações comuns para a EMCA em pacientes de maturidade óssea. A EMCA é um procedimento cirúrgico que ajuda a corrigir a deficiência maxilar transversa em pacientes que já não estão em fase de crescimento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo