Assinale a opção que apresenta, segundo Mcpherson e Pincus ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão aborda a interpretação de resultados laboratoriais do líquido cerebroespinhal (ou líquor) e a identificação de um padrão compatível com meningite bacteriana. Para resolver a questão, é necessário conhecer os achados típicos dessa condição clínica.
Alternativa correta: D
A alternativa D apresenta um conjunto de achados laboratoriais que são compatíveis com a meningite bacteriana. Vamos ver por quê:
- Glicose menor que 40 mg/dL: Em casos de meningite bacteriana, a glicose no líquor geralmente está reduzida devido ao consumo pelas bactérias.
- Aumento de proteína de suave a marcante: A meningite bacteriana causa um aumento significativo na concentração de proteínas no líquor devido à inflamação e à presença de bactérias.
- Contagem de leucócitos de 1000/microlitro com predominância de neutrófilos: Na meningite bacteriana, há um aumento acentuado de leucócitos, principalmente neutrófilos, que são os primeiros a responder a infecções bacterianas.
- Aumento suave a marcante de ácido lático: Níveis elevados de ácido lático podem indicar infecção bacteriana, pois as bactérias produzem ácido lático.
Vamos analisar agora por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa A: Apresenta glicose maior que 40 mg/dL e presença de linfócitos, o que sugere um perfil mais compatível com meningite viral, onde a glicose costuma estar normal e há predominância de linfócitos.
Alternativa B: Indica glicose normal e predominância de linfócitos, sem o aumento esperado de ácido lático, também mais sugestivo de meningite viral.
Alternativa C: Mostra glicose normal e ausência de polimorfonucleares, com aumento de ácido lático, outra característica não condizente com meningite bacteriana.
Alternativa E: A glicose alta (65 a 110 mg/dL) e proteína menor que 40 mg/dL são achados não típicos de meningite bacteriana, que geralmente apresenta alterações mais pronunciadas.
Compreender essas características dos exames de líquor é crucial para identificar corretamente a meningite bacteriana. Ao revisar resultados laboratoriais, sempre considere o tipo de células predominantes, os níveis de glicose e proteína, e a presença de ácido lático para diferenciar entre tipos de meningite e outras condições.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Glicose menor que 40 mg/dL, aumento suave a marcante de proteína , contagem de leucócitos de 1000/microlitro com predominância de neutrófilos, aumento suave a marcante de ácido lático."
Tabela 28.13 - Achados típicos da meningite no LCE lombar do McPherson
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo