Com relação ao método do trajeto em Z nas injeções de medica...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta: o método do trajeto em Z é utilizado na administração de ferro. Vamos explorar o porquê dessa escolha e analisar as demais opções.
O método do trajeto em Z é uma técnica utilizada para a administração de medicamentos por via intramuscular. Ele é particularmente indicado quando se deseja minimizar o risco de vazamento do medicamento na camada subcutânea e diminuir a irritação local. Este método é frequentemente recomendado para injeções de ferro, pois esse tipo de medicamento pode causar manchas permanentes na pele e irritação tecidual significativa.
Por que a alternativa D é correta: O ferro, quando administrado por via intramuscular, pode se depositar na camada subcutânea, levando a manchas e desconforto. O método do trajeto em Z cria um "selo" na pele que impede que o medicamento vaze de volta através do trajeto da agulha, sendo, portanto, a técnica recomendada para sua administração.
Análise das alternativas incorretas:
A - A alternativa afirma que o local da injeção não é massageado. Isso está correto, pois após utilizar o método do trajeto em Z, a região não deve ser massageada para evitar que o medicamento vaze de volta pelo trajeto da agulha. No entanto, a questão pergunta qual é o uso específico do método, e não sobre os cuidados pós-aplicação.
B - A região ventroglútea é um dos locais indicados para injeções intramusculares, mas o método do trajeto em Z não se limita a uma região específica. Por isso, a ideia que o trajeto em Z é exclusivo para essa região não é correta.
C - O cloreto de sódio é uma solução salina, geralmente utilizada para diluição ou lavagem, e não requer a técnica do trajeto em Z para administração, pois não causa irritação significativa aos tecidos se houver vazamento.
E - A prega na pele é uma técnica usada principalmente para injeções subcutâneas, e não intramusculares. O método do trajeto em Z é sobre deslocar a pele lateralmente para criar um caminho de agulha que não se alinha após a retirada da agulha, não envolvendo a formação de pregas.
Espero que a explicação tenha ajudado a entender melhor o método do trajeto em Z e seu uso na administração de ferro. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo