Gestante adolescente, 16 anos procurou serviço de pré-natal ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666968 Enfermagem
Gestante adolescente, 16 anos procurou serviço de pré-natal com queixas de queimação e intenso prurido vulvar além de dor durante o ato sexual. Ao exame especular a enfermeira visualizou hiperemia, escarificação em toda a genitália e grande quantidade de secreção esbranquiçada, tipo nata de leite, aderida a parede vaginal. De acordo com os sinais e sintomas, o quadro é sugestivo de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - Candidíase.

Vamos analisar o contexto apresentado na questão: uma gestante adolescente com sintomas de queimação, prurido vulvar intenso e dor durante o ato sexual. Durante o exame, foram observadas hiperemia, escarificação na genitália e uma secreção esbranquiçada, tipo "nata de leite", aderida à parede vaginal.

Esses sinais e sintomas são altamente sugestivos de Candidíase. A candidíase vaginal é uma infecção fúngica comum, geralmente causada pelo fungo Candida albicans. Os sintomas típicos incluem coceira intensa, ardor, irritação, dor durante a relação sexual (dispareunia) e uma secreção branca e espessa, que se assemelha à nata de leite.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - Gardenerela: A infecção por Gardnerella, conhecida como vaginose bacteriana, geralmente apresenta uma secreção acinzentada com odor forte e desagradável, muitas vezes descrito como odor de peixe. Os sintomas de prurido e queimação são menos comuns, e a secreção não é tão espessa quanto aquela observada na candidíase.

B - Tricomoníase: Esta é uma infecção protozoária que se manifesta tipicamente com uma secreção vaginal amarelada ou esverdeada, muitas vezes espumosa, e um odor desagradável. Também pode ocorrer prurido e dor, mas a aparência da secreção não corresponde à descrita no enunciado.

D - Cervicite: É uma inflamação do colo do útero que pode causar secreção vaginal anormal, mas geralmente está associada a corrimento purulento e a dor abdominal. Não se caracteriza por uma secreção espessa como "nata de leite".

E - Bartolinite: Refere-se à inflamação das glândulas de Bartholin, geralmente causando dor, inchaço e, às vezes, febre, mas não está associada a secreção vaginal esbranquiçada ou prurido vulvar intenso.

Concluindo, a descrição do quadro clínico na questão aponta claramente para a candidíase como a condição mais provável.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A gestante adolescente apresenta queixas e sinais sugestivos de candidíase, que é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans. A queimação, prurido e dor durante o ato sexual são sintomas comuns dessa infecção, assim como a presença de secreção esbranquiçada aderida à parede vaginal. A hiperemia e escarificação na genitália também são achados frequentes. A candidíase é muito comum em gestantes, devido a alterações hormonais e imunológicas que ocorrem durante a gestação. O tratamento é feito com antifúngicos, que devem ser prescritos pelo médico. Portanto, a resposta correta é a alternativa C - Candidíase.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo