A bioética, forma de ética normativa aplicada, é o estudo de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q658521 Enfermagem
A bioética, forma de ética normativa aplicada, é o estudo de questões éticas em assistência à saúde. Os princípios éticos ajudam-nos a determinar quais são nossos deveres, isto é, definir o que é certo ou errado para fazermos. Sobre os princípios éticos, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a B.

A bioética é um campo da ética que se concentra em questões relacionadas à assistência à saúde, envolvendo a reflexão sobre o que é certo ou errado em contextos clínicos e científicos. Para analisar questões éticas, utiliza-se frequentemente quatro princípios fundamentais: autonomia, beneficência, não maleficência e justiça. Cada um desses princípios guia o comportamento ético dos profissionais de saúde em diferentes situações.

Alternativa B - Correta: O princípio da não maleficência tem como base a ideia de "primeiro, não causar danos". Este princípio é fundamental na prática clínica, pois procura evitar qualquer ação que possa prejudicar o paciente. Assim, na ética médica, muitas vezes é considerado mais crucial evitar o dano do que realizar um benefício, pois o dano pode ter consequências irreversíveis.

Alternativa A - Incorreta: Esta alternativa sugere que "fazer o bem" (beneficência) é mais importante do que "não fazer o mal" (não maleficência). No entanto, em bioética, ambos os princípios são importantes, mas evitar danos (não maleficência) é frequentemente priorizado, pois danos podem ser mais prejudiciais do que a ausência de um benefício.

Alternativa C - Incorreta: O princípio da autonomia respeita a capacidade e o direito do paciente de tomar decisões informadas sobre seus próprios cuidados. Portanto, um paciente deve estar totalmente informado sobre os tratamentos para exercer sua autonomia de maneira adequada. Qualquer tratamento sem consentimento informado viola este princípio.

Alternativa D - Incorreta: O princípio da fidelidade diz respeito à lealdade e cumprimento de promessas feitas aos pacientes. Profissionais de saúde devem honrar os acordos e compromissos assumidos com seus pacientes, a menos que haja uma justificativa ética válida para não fazê-lo. Desrespeitar este princípio pode comprometer a confiança na relação profissional-paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B, que afirma que é mais importante não prejudicar ou causar danos do que fazer o bem, considerando o princípio da não-maleficência. Esse princípio é um dos quatro princípios fundamentais da bioética, juntamente com a beneficência, autonomia e justiça. O princípio da não-maleficência implica que o profissional de saúde deve evitar causar danos ao paciente e minimizar os riscos de qualquer procedimento ou tratamento. Portanto, a prioridade é não fazer mal ao paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo