Segundo o Ministério da Saúde, o gênero masculino e o grupo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737243 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde, o gênero masculino e o grupo etário 45-59 anos apresentam as maiores taxas de incidência de tuberculose. A comorbidade tuberculose/HIV ocorreu em 6,2% dos casos. Em relação ao tratamento da tuberculose em situações especiais e comorbidades (incluindo HIV), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Os esquemas recomendados para pacientes HIV positivos são os mesmos dos pacientes HIV negativos com a possibilidade de substituição da Rifampicina pela Rifabutina em paciente utilizando terapia antirretroviral incompatível. ( ) A ocorrência de síndrome da Reconstituição Imune indica a suspensão tanto do tratamento da tuberculose quanto da terapia antirretroviral. Seu manejo inclui o uso de corticosteroides nos casos mais graves. ( ) Em indivíduos com insuficiência renal, o tratamento somente é modificado em casos de clearance de creatinina 30mL/min ou em diálise. ( ) A hepatotoxidade é causada pela dupla Rifampicina e Isoniazida. Assim, teoricamente, a alternativa no tratamento hepatopatas pode ser também o esquema de dois meses de Rifampicina, Estreptomicina e Etambutol e sete meses de Rifampicina e Etambutol.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B, onde as afirmações são verdadeiras, exceto a segunda. Pacientes com HIV e tuberculose devem receber esquemas de tratamento específicos que considerem a interação com a terapia antirretroviral. A Rifampicina pode reduzir a eficácia dos Inibidores da Protease e Inibidores Não Nucleosídicos da Transcriptase Reversa, por isso, é possível substituí-la pela Rifabutina em pacientes que utilizam esses medicamentos. A síndrome da Reconstituição Imune pode ocorrer em pacientes HIV positivos em tratamento com antirretrovirais e deve ser tratada com corticosteroides em casos mais graves. Em pacientes com insuficiência renal, o tratamento da tuberculose pode ser modificado somente se a função renal estiver muito comprometida. A hepatotoxicidade é um risco do tratamento da tuberculose, mas não somente pela Rifampicina e Isoniazida, podendo ser evitada com monitoramento clínico e laboratorial adequado. O esquema de dois meses de Rifampicina, Estreptomicina e Etambutol e sete meses de Rifampicina e Etambutol pode ser usado em pacientes com hepatopatia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo