O uso de medicamentos é um recurso adicional no tratamento ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737245 Medicina
O uso de medicamentos é um recurso adicional no tratamento do tabagismo quando a abordagem comportamental é insuficiente pela presença de elevado grau de dependência à nicotina. Os fármacos com evidências de eficácia são classificados em nicotínicos e não nicotínicos. Sobre esses fármacos, analise as afirmativas a seguir.
I. O uso da nicotina em longo prazo pode desorganizar o sistema endocanabinoide cerebral, que regula a ingestão alimentar e a energia. Fármacos antagonistas canabinoides tipo 1 podem ajudar na cessação através do reequilíbrio do sistema, reduzindo o desejo por alimento e nicotina. II. O uso da terapia de reposição de nicotina em cardiopatas crônicos não eleva o risco de eventos agudos. Estudos sugerem que a terapia é bem tolerada nesses pacientes, não aumentando a severidade da doença cardiovascular (DCV). III. O Cloridrato de Bupropiona é um agonista parcial dos receptores nicotínicos. Promove liberação de dopamina no SNC ao ativar seletivamente receptores α4β2, porém em quantidades menores que as liberadas pela nicotina. IV. O Tartarato de Vareniclina sofre metabolização mínima; não há necessidade de ajuste de doses em casos de insuficiência hepática. A biodisponibilidade não é afetada por alimentos nem pelo horário da administração.
Estão corretas as afirmativas
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D - I, II e IV, apenas. A afirmativa I está correta ao mencionar que o uso de fármacos antagonistas canabinoides tipo 1 pode ajudar na cessação do tabagismo, pois esses fármacos reequilibram o sistema endocanabinoide cerebral, reduzindo o desejo por alimento e nicotina. A afirmativa II também está correta, pois a terapia de reposição de nicotina não eleva o risco de eventos agudos em cardiopatas crônicos e é bem tolerada nesses pacientes. Por fim, a afirmativa IV está correta, pois o Tartarato de Vareniclina sofre metabolização mínima e não precisa de ajuste de doses em casos de insuficiência hepática, e a biodisponibilidade não é afetada por alimentos nem pelo horário da administração. A afirmativa III está incorreta, pois o Cloridrato de Bupropiona é um antagonista dos receptores nicotínicos, e não um agonista parcial como mencionado na afirmativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo