O arsenal terapêutico disponível para o tratamento da Hipert...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q737254 Medicina
O arsenal terapêutico disponível para o tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) apresentou um desenvolvimento significativo a partir da década de 1990. Sobre a abordagem terapêutica da HAP, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O Iloprost é considerado como medicamento de segunda linha no manejo de pacientes com hipertensão pulmonar, ou como primeira opção para o manuseio de pacientes em que a administração oral não é possível. ( ) O Sildenafil, um inibidor da fosfodiesterase 5, atua aumentando o GMP cíclico, prolongando o efeito vasodilatador do óxido nítrico. Deve ser usado em paciente com HAP com classe funcional III ou IV. ( ) O Epoprostenol é um derivado da prostaciclina, possuí meia vida curta (3 a 5 minutos), necessita de cateter venoso central de longa permanência e está indicado em pacientes com HAP classe funcional IV que não respondem ao teste de vasorreatividade. ( ) Consideramos o uso dos inibidores da endotelina, como primeira droga a ser utilizada nos pacientes sem contraindicação ao seu uso.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra A: F - V - V - V - V. No processo de tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), é necessário utilizar diferentes medicamentos, a depender do estágio da doença e das condições clínicas do paciente. O Iloprost é considerado um medicamento de segunda linha, indicado quando a administração oral não é possível. Já o Sildenafil é um inibidor da fosfodiesterase 5, que atua no prolongamento do efeito vasodilatador do óxido nítrico, sendo indicado para pacientes com HAP classe funcional III ou IV. O Epoprostenol, derivado da prostaciclina, possui meia vida curta e deve ser administrado por meio de cateter venoso central de longa permanência, sendo indicado para pacientes com HAP classe funcional IV que não respondem ao teste de vasorreatividade. Por fim, os inibidores da endotelina são indicados como uma das primeiras opções no tratamento da HAP, quando não há contraindicação ao seu uso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo