É ideia defendida no texto:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Mundo Moderno e a Violência
No curso dos tempos modernos, desde o descobrimento e a conquista do Novo Mundo, são muitas, novas e renovadas as formas e as técnicas de violência que entram direta e indiretamente no jogo das forças sociais e na dinâmica das formas de sociabilidade que se desenvolvem com o capitalismo, visto como modo de produção e processo civilizatório.
A história do mundo moderno, desde o descobrimento e a conquista do Novo Mundo, compreendendo também a colonização da África, Ásia e Oceania, é uma história dos mais prosaicos e sofisticados meios e modos de violência, com os quais se forja e se mutila a modernidade. À medida que se desenvolvem a ciência e a técnica, em seus usos crescentemente político-econômicos e socioculturais, desenvolvem-se as formas e as técnicas de violência. À medida que se desenvolvem as forças produtivas e as relações de produção próprias do capitalismo, desenvolvem-se as diversidades e as desigualdades, as formas de alienação, as técnicas de dominação e as lutas pela emancipação. Aprofundam-se, generalizam-se e multiplicam-se as contradições sociais. No mesmo curso das lutas e conquistas polarizadas pela democracia e pela cidadania, desenvolvem-se as técnicas de repressão e as formas de tirania. No mesmo curso das lutas e conquistas pelo Socialismo e Comunismo, desenvolvem-se os experimentos do Fascismo e do Nazismo. São muitas as polarizações e combinações de processos e estruturas político-econômicas e socioculturais com os quais se desenvolve e mutila a modernidade-nação, ou a primeira modernidade, e a modernidade-mundo, ou segunda modernidade.
É difícil, talvez impossível, dizer que um século é mais violento que outro. Uma comparação apressada pode dar essa impressão. Para que se possa avaliar os potenciais e as realizações da violência em cada século, época ou configuração histórica, seria indispensável esclarecer quais as formas de sociabilidade e os jogos de forças sociais que prevalecem em cada caso. Daí a importância de se reconhecer que o colonialismo, o imperialismo e o globalismo, compreendendo sempre nacionalismo e tribalismo, são distintos processos histórico-sociais, com as suas formas de sociabilidade e os seus jogos de forças sociais peculiares.
Ocorre que os jogos das forças sociais e as formas de sociabilidade sintetizam o modo pelo qual a fábrica da sociedade, ou a máquina do mundo, produz e reproduz o progresso e o retrocesso, a evolução e a decadência, o florescimento e a distorção, a alienação e a mutilação. Nesse sentido é que é válido reconhecer que cada século, época ou configuração histórico-social se caracteriza por formas e técnicas de violência enraizadas e jogos de forças sociais e tramas de sociabilidade.
Com esse segundo texto tudo faz mais sentido.
O ultimo paragrafo da a resposta a questão quando ele citar : Nesse sentido é que é válido reconhecer que cada século, época ou configuração histórico-social se caracteriza por formas e técnicas de violência enraizadas e jogos de forças sociais e tramas de sociabilidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo