Com base no fragmento de texto acima e considerando o moment...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q287713 Literatura
Imagem 003.jpg

Com base no fragmento de texto acima e considerando o momento de produção da obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, assinale a opção correta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos


Esse livro retrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livro foi escrito, mas como nos dias de hoje tais como injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca, o que nos remete a idéia de que o homem se animalizou sob condições sub-humanas de sobrevivência.
Fabiano - nordestino pobre, ignorante que desesperadamente procura trabalho, bebe muito e perde dinheiro no jogo.

 identificação do personagem Fabiano com um bicho é uma forma de expressar a animalização do homem, sendo um recurso literário típico da vertente literária adotada por Graciliano Ramos — o Naturalismo —, que buscava, assim, evidenciar a degradação social dos pobres no Nordeste brasileiro.

Graciliano Ramos — o Naturalismo —,

ELE E DO SEGUNDO MOMENTO DO MODERNISMO E NAO DO NATURALISMO

LOGO MEU GAB. E

A

Os detalhados elementos descritivos do texto são recursos mediante os quais o personagem e a realidade em que ele está inserido são apresentados de forma pitoresca e idealizada, ressaltando-se, dessa forma, elementos típicos do regionalismo romântico.

B

O texto evidencia que a seca no Nordeste é o principal personagem do romance Vidas Secas, no qual os conflitos agrários são secundários em relação aos determinismos climáticos.

C

A técnica do monólogo interior utilizada para apresentar o personagem Fabiano — que fala consigo mesmo — consiste em um recurso da prosa modernista que valoriza o mundo interno do personagem e apaga a realidade social que o circunda.

D

A identificação do personagem Fabiano com um bicho é uma forma de expressar a animalização do homem, sendo um recurso literário típico da vertente literária adotada por Graciliano Ramos — o Naturalismo —, que buscava, assim, evidenciar a degradação social dos pobres no Nordeste brasileiro.

Naturalismo 1881 – 1922, Vidas Secas 1938

E

No momento literário em que foi escrito o romance Vidas Secas, o personagem popular foi representado de forma mais amadurecida na literatura brasileira, sendo caracterizado tanto pela realidade de pobreza econômica como pela riqueza humana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo