As constantes reclamações, não só aquelas publicadas em per...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Informática |
Q1815149 História
As constantes reclamações, não só aquelas publicadas em periódicos da Corte, mas também as diversas cartas e petições enviadas para a Secretaria de Polícia da Província, informavam que os habitantes destes mocambos praticavam frequentes roubos na região, principalmente pirateando barcos, carregados de produtos, que navegavam os rios. Segundo as denúncias, os quilombolas usavam canoas – que mantinham escondidas nos manguezais dos inúmeros riachos afluentes do Iguaçu e Sarapuí — em seus assaltos e, “para evitarem os insultos dos salteadores – [quilombolas], alguns mestres daquelas lanchas têm pactuado com eles, pagando-lhes tributo de carne, farinha, etc.”. As dificuldades alegadas pelas autoridades para destruir os mocambos eram, entre outras, sua localização em regiões pantanosas de difícil acesso e a “conivência” com os quilombolas de comerciantes, taberneiros, cativos das plantações vizinhas, escravos remadores e lavradores. (Flávio dos Santos Gomes, Quilombos do Rio de Janeiro no século XIX. In: Flávio dos Santos Gomes e João José Reis (orgs.), Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil) A partir do excerto, é correto afirmar que, em geral, as comunidades de escravos fugidos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto associado aborda aspectos da relação entre comunidades aquilombadas no entorno da capital do Brasil daquele período, o Rio de Janeiro, e outros grupos que circulavam e ocupavam espaços relacionados. Sobre estas relações buscamos a alternativa correta.
A) O texto destaca que a localização de difícil acesso fazia parte da estratégia de sobrevivência destes grupos. Esta localização deveria ser escondida o suficiente para evitar invasões, mas próxima o suficiente para manter contatos com as populações ao redor e explorar de alguma forma os fluxos que passavam na região.  
B) Não há no texto qualquer menção a relações de aliança com pequenos proprietários rurais.

C) Não há  no texto menção a relações de proximidade entre estas comunidades e proprietários de terras, ainda mais contrários ao Império.

D) No texto é destacado o sistema de pedágio pela circulação na região na forma de alimentos o que reforça a ideia de que não existia auto suficiência na produção de alimentos por essas comunidades.

E) No texto é destacada a estratégia de manter distância de espaços urbanos como forma de manter a comunidade em segurança contra ataques de forças policiais.

GABARITO DO PROFESSOR: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A

Assim como a população indígena que "fugiram" para o interior do pais quando os portugueses adentraram a costa, os negros exerciam a mesma forma social, o interior sempre foi mais seguro, pois as condições de adaptação eram severas e esses povos eram acostumados a essa realidade, tirando maior proveito do clima, solo e vegetação original do brasil. Mas não podemos achar que esses povos fugiram de certa forma, houve varias rebeliões em busca de seu espaço.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo