O Teorema de Thévenin, aplicado a um circuito composto por e...
O Teorema de Thévenin, aplicado a um circuito composto por elementos lineares, permite a substituição do circuito original pelo denominado circuito equivalente de Thévenin.
Considerando a aplicação do Teorema de Thévenin para determinar a tensão V2 indicada no circuito elétrico da figura, onde o bipolo de interesse é o resistor de 1 Ω e está localizado entre os terminais A e B, analise as afirmativas abaixo:
I. O gerador equivalente de Thévenin, vista do bipolo de interesse AB, consiste em uma resistência de Thévenin, Rth= 3 Ω, em série com a fonte de tensão de Thévenin, Eth= 12 V.
II. Ao calcular-se a incógnita V2, obtém-se um valor negativo (V2 = - 3 V), o que indica que sua polaridade é oposta ao indicado na figura.
III. A análise do circuito equivalente de Thévenin permite determinar a corrente na malha 2: I2 = - 3 A. O sinal negativo indica que seu sentido de circulação é anti-horário, oposto ao indicado na figura.
IV. Assim como I2, a corrente na malha 1, I1, está presente tanto no circuito original quanto no circuito equivalente de Thévenin determinado para o bipolo de interesse AB.
Estão corretas apenas as afirmativas