Referente à pontuação, o terceiro parágrafo do texto estaria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781728 Português
Texto para responder à questão.

Democracia e cidadania

  São cinco os princípios da democracia, são cinco e, juntos totalmente suficientes. Liberdade, participação, diversidade, solidariedade, igualdade. Cada um separado já é uma revolução. Basta pensar na liberdade, o que acontece na sua ausência e o que pode ser feito com sua presença. A igualdade, o direito de absolutamente todos e a luta sem fim para que seja realidade. O poder da solidariedade, a riqueza da diversidade e a força da participação. E quanta mudança ocorre por meio de cada um deles.
  Cada um, separado, quase daria para transformar o mundo. Imagine todos eles juntos. Juntar igualdade com diversidade e liberdade, temperar com solidariedade, conseguida pela participação, este é o grande desafio da democracia: a simultaneidade na realização concreta dos cinco princípios, meta sempre irrealizável e, ao mesmo tempo, possível de se tentar a cada passo, em cada relação, em cada aspecto de vida. [...] 
  Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e ( , ) não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros. [...] 
  Uma sociedade democrática é aquela que vai conseguindo democratizar todas as suas instituições e práticas. É uma sociedade perpassada pelos princípios, construída por eles, de forma consciente, voluntária e livre. É o reconhecimento da humanidade de todos por todas as pessoas. A democracia não nasce das máquinas, mas das pessoas. É obra da consciência humana, a mais sofisticada das tecnologias. Democracia tem um olhar sobre o planeta, tem uma visão ecológica, tem carinho pelo mundo como o berço de todo o mundo. A democracia pensa em séculos, não vive em função somente do dia de hoje. [...]
(Herbert de Souza. In: Democracia: cinco princípios e um fim. São Paulo. Ed. Moderna. Com adaptações.) 
Referente à pontuação, o terceiro parágrafo do texto estaria de igual modo correto como apresentado em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda o uso correto da pontuação na escrita do texto, um aspecto essencial da Língua Portuguesa que influencia a clareza e o sentido das orações. Conhecimentos sobre regras de pontuação, como a utilização correta de vírgulas e a criação de pausas necessárias para o entendimento do texto, são necessários para resolvê-la.

Alternativa correta: A alternativa correta é a B. Esta opção mantém a coerência e a correção na pontuação, garantindo que as ideias sejam expressas de maneira clara e fluida. Vamos analisar o motivo:

No texto original, a frase "Cidadania e democracia andam de mãos dadas e ( , ) não existem separadas." está pontuada de modo que a vírgula entre parênteses é um erro proposto no enunciado. A alternativa B corrige isso ao usar a vírgula corretamente: "Cidadania e democracia andam de mãos dadas, não existem separadas." Aqui, a vírgula é usada para separar duas orações coordenadas, o que é gramaticalmente correto.

Análise das alternativas incorretas:

A - Nesta alternativa, a frase "Quando o cidadão descobre, que ele é o princípio do que existe (...)" possui uma vírgula incorreta após "descobre". A vírgula não deve ser usada aqui, pois não há necessidade de separar o sujeito do predicado.

C - Esta opção tem duas pontuações inadequadas: a vírgula após "existe e" que separa incorretamente partes que não precisam de pausa, e a vírgula após "Cidadania" que é desnecessária, pois interrompe a fluidez da oração.

D - A alternativa D apresenta várias vírgulas mal colocadas, como em "Quando o cidadão, descobre que ele, é o princípio (...)". A presença dessas vírgulas quebra a relação direta entre sujeito e predicado, comprometendo o sentido das frases.

Em todas as alternativas incorretas, as vírgulas são usadas de modo que provocam pausas desnecessárias ou interrompem a ligação entre partes que devem estar unidas, prejudicando a clareza e a fluidez do texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Igual mesmo...

Gabarito (B)

LETRA "A"-ERRADA. 

Correção:

 

“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas; cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”

 

Não se separam verbo e complemento por meio de vírgula.

 

Na letra A, a vírgula após "descobre" está incorreta, pois separa esse verbo do objeto direto oracional "que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação".

 

LETRA "B"-CORRETA.  “Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas, não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”

 

Por exclusão, essa é a alternativa que reescreve corretamente o terceiro parágrafo no que diz respeito à pontuação.

 

LETRA "C"-ERRADA. 

 

Correção

 

“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia – cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”

 

Não se separam orações coordenadas ligadas pela conjunção e, a menos que elas tenham sujeitos diferentes.

 

Na letra C, está incorreto o emprego da vírgula após a conjunção e, já que o sujeito das orações "que existe" e "pode existir com sua participação" é o mesmo: o pronome relativo que (=o princípio).

 

Não se separam sujeito e predicado por meio de vírgula.

 

Na letra C, está incorreto o emprego da vírgula após Cidadania, pois ela está separando o sujeito "Cidadania" do predicado "não é individualismo".

 

LETRA "D"-ERRADA. “

Correção

 

 “Quando o cidadão, descobre que ele, é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”

 

Não se separam sujeito e predicado por meio de vírgula.

 

Na letra D, está incorreto o emprego da vírgula após "cidadão" e após "ele", pois ela está separando, no primeiro caso, o sujeito "cidadão" do predicado "descobre (...)" e, no segundo caso, o sujeito "ele" do predicado "é o princípio (...)" 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo