Referente à pontuação, o terceiro parágrafo do texto estaria...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Igual mesmo...
Gabarito (B)
LETRA "A"-ERRADA.
Correção:
“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas; cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”
Não se separam verbo e complemento por meio de vírgula.
Na letra A, a vírgula após "descobre" está incorreta, pois separa esse verbo do objeto direto oracional "que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação".
LETRA "B"-CORRETA. “Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas, não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”
Por exclusão, essa é a alternativa que reescreve corretamente o terceiro parágrafo no que diz respeito à pontuação.
LETRA "C"-ERRADA.
Correção
“Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia – cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”
Não se separam orações coordenadas ligadas pela conjunção e, a menos que elas tenham sujeitos diferentes.
Na letra C, está incorreto o emprego da vírgula após a conjunção e, já que o sujeito das orações "que existe" e "pode existir com sua participação" é o mesmo: o pronome relativo que (=o princípio).
Não se separam sujeito e predicado por meio de vírgula.
Na letra C, está incorreto o emprego da vírgula após Cidadania, pois ela está separando o sujeito "Cidadania" do predicado "não é individualismo".
LETRA "D"-ERRADA. “
Correção
“Quando o cidadão, descobre que ele, é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros.”
Não se separam sujeito e predicado por meio de vírgula.
Na letra D, está incorreto o emprego da vírgula após "cidadão" e após "ele", pois ela está separando, no primeiro caso, o sujeito "cidadão" do predicado "descobre (...)" e, no segundo caso, o sujeito "ele" do predicado "é o princípio (...)"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo