A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus princ...
A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus principais responsáveis – Dr.Armando de Godói – evidencia com clareza o que se pensava naquele período sobre o planejamento, especialmente no que tange à obediência do espaço à razão.
CHAVEIRO, E. F. A urbanização do sertão goiano e a criação de Goiânia. In. NETO, A. T.; et al. (Org.). O espaço goiano: abordagens geográficas. Goiânia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2004. p.113.
O modelo de planejamento urbano proposto por Armando de Godói para a construção da cidade de Goiânia foi
fortemente influenciado
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resumindo em miúdos.
Atílio correia lima inicia o desenho de goiania, porém é demitido e falece alguns anos mais tarde, nesse intermeio Armando de Godói termina o restante do projeto urbano.
I - Atílio estudou Na França, Por isso Goiânia foi inspirada no desenho de Paris. Ele não tinha inclinação religiosa, nunca se inspirou nas imagens Católicas de Santas, apenas a racionalidade e funcionalidade ( cidade em eixo cartesiano, reto), tanto que a igreja nem ao menos estava no desenho inicial, ficando hj de cantinho na rua 10, as outras ficam tbm na periferia do desenho dele " quase saindo do bairro, nunca no centro dele".
II - Godói por sua vez terminou o desenho com o conceito inglês de "cidade jardim", com ruas e vielas orgânicas ( curvas e nada reto)que seriam jardins entre as casas. Tinha ligação com a igreja, fazendo da praça central do setor Sul (praça do cruzeiro) local com presença privilegiada para Paróquia São José e o Inst. Maria Auxiliadora.
Quem mora em Goiânia pode comparar o centro da cidade ( atílio) com o setor sul/ oeste (Godoí) . Não Tem nada A ver praticamente.
Porém conceitualmente são contemporâneos.
peguei de outro colega aqui do Qc
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo