“A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q574576 História
“A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações. Diferem, porém, umas das outras, por três aspectos: ou porque imitam por meios diversos, ou porque imitam objetos diversos ou porque imitam por modos diversos e não da mesma maneira. Pois tal como há os que imitam muitas coisas, exprimindo-se com cores e figuras (por arte ou por costume), assim acontece nas sobreditas artes: na verdade, todas elas imitam com o ritmo, a linguagem e a harmonia, usando estes elementos separada ou conjuntamente. Por exemplo, só de harmonia e ritmo usam a aulética e a citarística e quaisquer outras artes congêneres, como a siríngica; com o ritmo e sem harmonia, imita a arte dos dançarinos, porque também estes, por ritmos gesticulados, imitam caracteres, afetos e ações."

(Aristóteles, Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1984)


A partir do texto, pode-se concluir que, segundo Aristóteles,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No trecho, Aristóteles afirma expressamente que “a epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações." Ou seja, ela se utilizam do mimetismo seja na linguagem, no ritmo ou na harmonia.


A resposta correta é a letra A. 


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a "arte mimética" consiste na revelação do que é real em forma de arte.

Alternativa "A" está correta. Você pode não entender todos os termos, mas percebe que Aristóteles está falando das mais variadas manifestações de arte da sua época e ele afirma "todas são, em geral, imitações". (Ditirambos eram as metrificações da poesia; aulética e citarística se referiam à teoria dominada por quem tocava aulo e cítara (instrumentos musicais).

Alternativa "B" está incorreta. O autor deixa claro na segunda frase do texto, que essas artes diferem entre si.

Alternativa "C" está incorreta. Se a arte imita a natureza, ela não a altera; quem altera a natureza é a arte mecânica - agricultura e medicina.

Alternativa "D" está incorreta. A tragédia mencionada logo no início do texto não tem nada de cômica.

Alternativa "E" está incorreta. O autor não menciona o limite da arte e nem diz que existe uma adequação na imitação da realidade.

Gabarito: A

“A epopeia, a tragédia, assim como a poesia ditirâmbica e a maior parte da aulética e da citarística, todas são, em geral, imitações.

Alternativa correta: a

Aristóteles caracteriza o elemento comum entre todas as artes poéticas – o que hoje chamaríamos belas artes, tais como o teatro, a música, a pintura etc. – seu constante propósito de imitar a realidade. Embora as artes diferenciem-se entre si, o mimetismo é fator comum a todas. Assim, todas as artes poéticas são artes miméticas.

Termo de origem grega que significa imitar. A mimese é a imitação ou representação de algo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo