Em novembro de 2014, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geograf...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q574592 Geografia
Em novembro de 2014, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma série de dados sobre a participação das regiões no PIB brasileiro. Analise os dados divulgados no mapa apresentado a seguir.

Imagem associada para resolução da questão



Com base nos dados do mapa e os conhecimentos sobre adinâmica regional brasileira, é correto afirmar que, entre 2002 e 2012,

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Pela observação do gráfico, percebe-se que a participação do Centro Oeste no PIB do país foi a que mais cresceu.  Nas últimas décadas, o crescimento econômico do Centro-Oeste deve-se, sobretudo, à expansão da fronteira agropecuária para a região e o seu excelente desempenho. Com mais de 72 milhões de cabeças de gado, o rebanho bovino no Centro-Oeste é o maior do país. Além disso, o desenvolvimento do cultivo de grãos, especialmente da soja, beneficia indiretamente a indústria e o comércio.

A resposta correta é a letra D. 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta é a letra D: a participação da região Centro-Oeste no PIB foi a que apresentou maior crescimento.

De 2002 a 2012, a participação da região Centro-Oeste no Produto Interno Bruto (PIB) do país foi a que mais cresceu, de 8,8% para 9,8%, impulsionado pela expansão do agronegócio. Não à toa que, inclusive, as cidades que mais crescem nos últimos anos também são aquelas que estão também relacionadas com agronegócio. Os estados que mais contribuíram para esse aumento foram Goiás (2,8%) e Mato Grosso (1,8%). 

A – Incorreto. Apesar do aumento da participação do Centro-Oeste, o Sudeste segue com a maior fatia do PIB brasileiro entre as regiões (55,2%), ainda que tenha recuado 1,5 ponto percentual em relação a 2002.

B – Incorreto. A Zona Franca de Manaus não fechou. Inclusive recebeu investimentos nos últimos anos, o que puxou em certa medida a produção na região Norte.

C – Incorreto. Apesar do Rio Grande do Sul sofrer com as condições climáticas, o que levou o seu reduzido crescimento, não podemos dizer que o mesmo ocorreu com Santa Catarina e Paraná, que ainda permanece entre os que mais contribui na participação do PIB. Sempre cuidado com generalizações quando se fala em regiões em que possui diferentes estados, países, etc...

E – Incorreto. Segundo especialistas, o que explica o pouco crescimento no Nordeste é ainda a concentração dos recursos e investimentos principalmente na região Centro-Oeste. Segundo a pesquisa citada na questão, os principais atores econômicos buscaram maior segurança para seus investimentos, privilegiando mercados consolidados, como os do centro-sul do país. 

ESTRATÉGIA

LETRA D

Alternativa correta: d

A comparação da participação do PIB por regiões entre 2002 e 2012 demonstraram crescimento significativo na região Centro Oeste, cerca de 1,0%, resultado da expansão industrial e de serviçõs vivida pela região ao longo da década de 1990 e anos 2000, o que resulta em melhoria das condições sociais do IDH no Brasil, ultrapassando em certas áreas tradicionalmente a região Sudeste.

Gab: Letra D

Explicação: Ao analisarmos o mapa percebemos um aumento significativo na região Centro-Oeste, portanto, é a mais correta em relação as outras!

APMBB

bizu do matopiba galera

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo