Em diversas aplicações na engenharia, frequentemente são nec...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Grão adjacentes geralmente possuem diferentes orientações cristalográficas e um contorno de grão em comum e, durante a deformação plástica, o escorregamento ou o deslocamento de discordânicas devem ocorrer neste contorno, de um grão A para outro B. O contorno de grão funciona como uma barreira a estes deslocamentos, por duas razões:
Como os dois grãos possuem diferentes orientações cristalográficas, a discordância, ao passar do grão A para o B, precisa alterar sua direção de deslocamento, o que se torna mais difícil a medida que as desorientações aumentam
A disordem atômica nos contornos de grão resultam na discontinuidade dos planos de escorregamento entre um grão e outro
Assim, um material com grãos mais finos possui maior dureza e resistência mecânica do que um material com grãos grosseiros, pois os primeiros possuem maior número de contornos de grão.
a) CORRETO
b) o aumento da resistência por solução sólida confere uma maior resistência aos materiais pela diminuição do tamanho de grãos na rede atômica, dificultando o movimento das discordâncias. NÃO É ESSE O MECANISMO DE AUMENTO DE RESISTÊNCIA POR SOLUÇÃO SÓLIDA.
c) o encruamento confere uma multiplicação e formação de novas discordâncias no material, DIFICULTANDO o movimento das mesmas pelo o aumento de densidade de discordâncias na rede atômica.
d) a introdução de impurezas substitucionais ou intersticiais no material introduzem uma deformação na rede atômica, que é responsável pelo aumento de RESISTÊNCIA MECÂNICA.
Acho que a técnica descrita na alternativa B é o endurecimento por refino de grão.
O endurecimento por solução sólida seria uma técnica utilizada para aumentar a resistência de materiais por meio da inserção de elementos químicos diferentes daqueles que compõem a matriz do material que se deseja “endurecer”. Em metais, esse processo consiste na formação de ligas com átomos de impurezas que entram em solução sólida substitucional ou intersticial. Em vidros, esse processo consiste na difusão de elementos diferentes daqueles da matriz a partir da superfície do material ( processo também chamado de “têmpera química” ).
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4348266/mod_resource/content/4/PMT3100_2017-Un10-PropsMecsII-v10.0-Sem_b.pdf
A
os contornos de grão são responsáveis por restringir a movimentação das discordâncias, pois um dos fatores que restringem esse movimento são as orientações diferentes entre os grãos que faz com que esse movimento tenha que mudar de direção.
B
o aumento da resistência por solução sólida confere uma maior resistência aos materiais pela diminuição do tamanho de grãos na rede atômica, dificultando o movimento das discordâncias.
C
o encruamento confere uma multiplicação e formação de novas discordâncias no material, facilitando o movimento das mesmas pelo o aumento de densidade de discordâncias na rede atômica.
D
a introdução de impurezas substitucionais ou intersticiais no material introduzem uma deformação na rede atômica, que é responsável pelo aumento de ductilidade e tenacidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo