Quando se trata de processos que necessitam de arrefecimento...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que há de errado na letra B?
a)O trocador de calor contracorrente necessita de menos área para transferir um calor determinado, dado que as temperaturas de entrada e de saída são as mesmas
b) A máxima transferência de calor ocorre quando o fluido frio é aquecido até a temperatura de entrada do fluido quente
c) O aumento de resistência térmica se dá pela baixa condutividade térmica que apresentam essas incrustações.
d)Esse tipo de geometria é utilizado para intensificar a advecção da transferência de calor, tornando a convecção mais acentuada.
Letra B fala que o fluido frio é aquecido até Temperatura de saída do fluido quente. Ao invés de temperatura de saída era pra está temperatura de entrada do fluido quente.
nunca vi o que se afirma na letra D em nenhuma referência bibliográfica, questão no mínimo estranha...
A
para as mesmas temperaturas de entrada e de saída, a área superficial necessária para transferir um calor determinado é menor para um trocador de calor paralelo do que um trocador de calor contracorrente.
A AREA É A MESMA CONTRA CORRENTE OU PARALELO OQUE MUDA SÃO OS AS TEMPERATURA AO LONDO DO COMPRIMENTO DA TUBULAÇÕES INTERNAS
B
a efetividade de um trocador de calor é a razão entre a transferência de calor real e a máxima transferência de calor possível que ocorre no processo de transferência de calor. A transferência de calor máxima que pode ocorrer no trocador de calor se dá quando o fluido frio é aquecido até a temperatura de saída do fluido quente.
CORRETO TEMP DE ENTRADA
A LOGICA É TQE>TQS>TFS>TFE PARA CONDIÇÃO DE EFETIVIDADE IDEAL TQE=TFS
C
deve ser realizada a limpeza periódica nas superfícies dos trocadores de calor para retirar as impurezas que incrustam nas paredes. Essas incrustações são responsáveis por aumentar a resistência à transferência de calor por causar, principalmente, distúrbios no escoamento, diminuindo, dessa forma, o coeficiente convectivo associado ao escoamento.
RESISTENCIA DEVIDO A INCRUSTAÇÃO É EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA DE OPERAÇÃO E VELOCIDADE DO ESCOAMENTO
MATERIAL DA TUBULAÇÃO, OU SEJA AFETA A CONDUÇÃO MATERIAL E ESPESSURA DE ISOLAMENTO E A CONVECÇÃO COM PERDA DE CARGA MAS ESTA POR SUA VEZ NÃO AFETA A COEFICIENTE CONVECTIVO ELE SE DUZ MATEMATICAMENTE POR MEIO DE UMA RESISTENCIA ADICIONAL QUE COMPOES EFEITOS CONDUTIVOS E CONVECTIVOS
D
quando se utiliza serpentinas helicoidais como trocadores de calor, a transferência de calor intensifica devido à indução de um escoamento secundário causada por forças centrífugas no fluido, tornando o coeficiente convectivo maior nesse tipo de aplicação.
INTENSIFICAÇÃO DA TRANSCAL
COMPLEMENTO DEVIDO: AUMENTO ÁREA CONDUÇÃO E INDUÇÃO DE TURBULÊNCIA AUMENTO COEFICIENTES CONVECTIVOS.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo