No que concerne às organizações, a mudança orientada à adapt...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - ecologia das populações.
A questão aborda o conceito de mudança organizacional dentro do contexto das teorias administrativas, em particular, relacionado à capacidade de adaptação das organizações ao seu ambiente. Para resolver essa questão é imprescindível conhecer as diferentes teorias da Administração e como elas explicam a relação entre as organizações e seus ambientes.
A teoria da ecologia das populações (ou ecologia organizacional) é centrada na ideia de que as organizações, assim como as espécies em uma ecologia biológica, estão em constante adaptação e evolução em resposta às mudanças do ambiente. Esta vertente considera que sucesso e sobrevivência das organizações dependem de quão bem elas se adaptam às condições do ambiente externo. A seleção natural é um mecanismo-chave neste processo, onde somente as organizações que se ajustam efetivamente continuarão existindo.
Esta abordagem é aplicável à alternativa correta porque descreve precisamente a necessidade de aprendizado e mudança rápida das estruturas e estratégias organizacionais em resposta às dinâmicas do ambiente, que é o essencial do enunciado da questão.
As outras opções como contingência estrutural, dependência de recursos, organizações em rede, e análise sistêmica das organizações não focam na adaptação ambiental da mesma maneira que a ecologia das populações. Apesar de lidarem com a relação organização-ambiente, elas têm proposições e ênfases diferentes. Por exemplo, a teoria da contingência estrutural enfatiza o ajuste interno da organização às demandas do ambiente, mas não necessariamente com o foco na aprendizagem e mudança tão rápidas quanto as alterações ambientais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aula muito boa sobre T. Comportamental e D.O. , mas nada sobre a questão em si que aborda a Teoria Ambiental. Assisti os 12 vídeos e nada, lamentável.
O Mimetismo (ou Fenômeno Isomórfico da Força Mimética) seria essa capacidade de adaptação necessária para a organização ser bem sucedida.
Gabarito: E
A abordagem do ambiente no estudo das organizações vem ganhando importância desde o final da década de 1950, quando o conceito de ambiente foi introduzido a partir das idéias da teoria dos sistemas. Desde então, o ambiente é assumidamente influente, e o interesse está focado nos caminhos que esta influência opera (HATCH, 1997). No âmbito das modernas teorias que tratam da relação organização-ambiente, destacam-se as abordagens da ecologia populacional das organizações e da economia evolucionária (BAUM; SINGH, 1994; MONTGOMERY, 1995; NELSON; WITNER, 1982; LEVINTHAL, 1994). Baseadas na lógica da seleção natural da evolução biológica, essas abordagens pressupõem que a sobrevivência diferenciada das firmas é explicada a partir da relação firma-ambiente, apresentando promissoras contribuições na área de administração estratégica, sobretudo no que se refere à ambientes dinâmicos.
FONTE:http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EOR-A582.pdf
NUNCA TINHA OUVIDO FALAR, LI RAPIDO CONTIGENCIA, ME VEIO TEORIA CONTIGENCIAL NA CEBEÇA, RELACIONADO COM MEIO AMBIENTE, CAI LEGAL NESSA.
Acredito que o gabarito esteja errado. A Teoria de Ecologia das Populações vê a organização de forma passiva ao meio ambiente. Ou seja, é o ambiente que seleciona a organização. Essa teoria ignora qualquer adaptação que a organização faça em relação ao ambiente, falando, inclusive, que as organizações tendem a inércia...
Na minha opinião o gabarito é letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo