A dor é um componente presente virtualmente em todas as pato...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857814 Farmácia

A dor é um componente presente virtualmente em todas as patologias clínicas e seu tratamento é um imperativo clínico fundamental. O controle eficaz da dor pode envolver, dependendo da condição dolorosa, uma ou mais classes de fármacos, sendo uma delas os opióides. Considerando o perfil de efeitos dos opióides utilizados clinicamente e os riscos que esses medicamentos oferecem ao paciente, avalie as afirmações a seguir:


I - As doses terapêuticas dos opióides semelhantes à morfina não produzem efeitos expressivos na pressão arterial ou na frequência e no ritmo cardíacos, contudo produzem vasodilatação periférica, diminuem a resistência periférica e inibem os reflexos barorreceptores, podendo ocorrer hipotensão ortostática e síncope.

II - A fentanila e a sufentanila são fármacos muitos importantes na prática anestésica em razão do intervalo relativamente curto até produzir seu efeito analgésico máximo, a interrupção rápida dos efeitos após a administração de pequenas doses intermitentes e os efeitos depressores diretos mínimos no miocárdio, embora quando utilizadas sejam necessárias doses expressivamente maiores dos anestésicos voláteis.

III - A depressão respiratória é a causa principal de morbidade secundária ao tratamento com opiáceos, desse modo os opióides devem ser utilizados com cautela em pacientes com asma, DPOC, cor pulmonale, reserva respiratória reduzida, depressão respiratória pré-existente, hipoxia ou hipercapnia, para evitar apneia secundária à redução do estímulo respiratório, que se superpõe ao aumento da resistência nas vias respiratórias.

IV - O tramadol é um análogo sintético da codeína, tão eficaz quanto à morfina no tratamento de dores brandas a moderadas, contudo menos eficaz no tratamento de dores graves ou crônicas.


Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - I, III e IV apenas.

Tema central da questão:

A questão aborda o uso de opióides no controle da dor, destacando seus efeitos e riscos associados. Para resolvê-la, é necessário entender tanto os benefícios dos opióides no alívio da dor quanto os riscos potenciais, como a depressão respiratória. Também é importante conhecer as características farmacológicas de medicamentos específicos dessa classe, como a morfina, a fentanila e o tramadol.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B é a correta porque as assertivas I, III e IV estão de acordo com o conhecimento farmacológico atual sobre opióides.

Assertiva I: Está correta. Opióides como a morfina geralmente não afetam significativamente a pressão arterial ou a frequência cardíaca em doses terapêuticas, mas podem causar vasodilatação periférica e hipotensão ortostática, aumentando o risco de síncope.

Assertiva III: Está correta. A depressão respiratória é um efeito colateral grave dos opióides, especialmente em pacientes com condições respiratórias preexistentes. O uso desses medicamentos deve ser feito com cautela nesses casos para evitar complicações respiratórias.

Assertiva IV: Está correta. O tramadol é um análogo da codeína eficaz no tratamento da dor leve a moderada, mas é considerado menos potente que a morfina para dores intensas.

Análise das alternativas incorretas:

Assertiva II: Está incorreta. Embora a fentanila e a sufentanila sejam usadas na prática anestésica por suas características, a afirmação sobre a necessidade de doses significativamente maiores de anestésicos voláteis não é precisa. Esses opióides são potentes e sua combinação com anestésicos voláteis pode ser ajustada com cuidado, não necessariamente exigindo doses muito maiores.

Portanto, a alternativa que contempla as assertivas corretas é a opção B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Erro da II "quando utilizadas sejam necessárias doses expressivamente maiores (menores) dos anestésicos voláteis."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo