O Concilio que sancionou definitivamente a fórmula da unida...

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Q1339631 Pedagogia
O Concilio que sancionou definitivamente a fórmula da unidade da essência na trindade das hipóstases foi o:
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Para resolver esta questão, precisamos entender o tema central que é a unidade da essência na trindade das hipóstases. Este conceito é uma referência teológica importante no cristianismo, particularmente na definição da Trindade, que é a crença em um Deus único em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A questão pede para identificar qual concílio sancionou definitivamente essa fórmula.

Alternativa correta: B - Segundo Concílio de Constantinopla (553). Esta é a resposta certa porque foi nesse concílio que se reafirmou a doutrina da Trindade em termos de uma única essência (ousia) em três hipóstases (realidades individuais). Este concílio lidou com diversas heresias da época e reforçou a ortodoxia cristã concernente à Trindade.

Para entender por que as outras alternativas estão incorretas, vamos analisá-las:

A - Concílio de Calcedônia (451): Este concílio é mais conhecido por definir a natureza de Cristo, afirmando que ele é tanto totalmente divino quanto totalmente humano, mas não tem foco direto na formulação da Trindade.

C - Concílio Romano (382): Este concílio teve importância na reafirmação da ortodoxia católica e na condenação de algumas heresias, mas não foi o momento decisivo para a fórmula trinitária das hipóstases.

D - Concílio de Nicéia (325): Apesar de ser um concílio fundamental que afirmou a consubstancialidade do Filho com o Pai, ele não sancionou definitivamente a fórmula das três hipóstases na mesma medida que o Segundo Concílio de Constantinopla.

E - Concílio de Éfeso (431): Este concílio é famoso por condenar o nestorianismo e afirmar Maria como Mãe de Deus, mas não está diretamente relacionado à fórmula da Trindade das hipóstases.

Portanto, o Segundo Concílio de Constantinopla é a escolha correta ao se tratar da sanção definitiva da fórmula da unidade da essência na Trindade das hipóstases.

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Segundo Concilio de Constantinopla (553)

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