Mulher de 34 anos, deu entrada na emergência com dor pélvica...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - endometriose.
A questão aborda um tema muito relevante na ginecologia: a endometriose, que é uma condição onde o tecido endometrial, que normalmente reveste o interior do útero, cresce fora dele. Este tecido pode ser encontrado em lugares como os ovários, intestinos ou a superfície da pelve.
Tema central: A questão é centrada no diagnóstico diferencial de dor pélvica aguda e cíclica em mulheres, um sintoma comum em várias condições ginecológicas e algumas não-ginecológicas. Para resolver esta questão, é necessário compreender os sinais e sintomas característicos das diferentes condições listadas nas alternativas.
Justificativa da alternativa correta:
A paciente apresenta dor pélvica cíclica que acompanha o ciclo menstrual, dispaureunia (dor durante a relação sexual) e dismenorreia intensa (cólicas menstruais severas), que são sintomas clássicos da endometriose. Essa condição é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endometrial fora do útero, que responde às variações hormonais do ciclo menstrual, causando dor e inflamação.
Análise das alternativas incorretas:
- B - Apendicite: Embora também cause dor abdominal aguda, a apendicite não está relacionada ao ciclo menstrual e geralmente se apresenta com dor no quadrante inferior direito do abdome, sem os sintomas associados ao ciclo menstrual descritos.
- C - Prenhez tubária: Também conhecida como gravidez ectópica, pode causar dor pélvica e sangramento. No entanto, essa condição é uma emergência médica que não apresenta dor cíclica relacionada ao ciclo menstrual.
- D - Abortamento: Caracteriza-se por dor e sangramento em mulheres grávidas. Não se encaixa no contexto de dor cíclica e sintomas de longo prazo apresentados pela paciente.
- E - Miomatose uterina: Pode causar dismenorreia e dor pélvica, mas não é uma condição que tipicamente apresenta dor cíclica com irradiação como na endometriose. A dispaureunia também não é uma característica marcante.
Dicas para interpretação: Ao lidar com questões sobre sintomas clínicos, é essencial focar nos detalhes dos sintomas apresentados e relacioná-los com condições médicas conhecidas, usando o conhecimento sobre fisiopatologia e características clínicas de cada doença.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo