Sobre a farmacocinética dos salicilatos, assinale a alternat...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508593 Farmácia
Sobre a farmacocinética dos salicilatos, assinale a alternativa correta
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a farmacocinética dos salicilatos, que envolve o estudo de como essa classe de medicamentos é absorvida, distribuída, metabolizada e excretada pelo organismo. Para resolver a questão, é necessário compreender como os salicilatos interagem com o corpo em cada uma dessas etapas.

A alternativa correta é a D: "A principal via de excreção dos salicilatos e seus metabólitos é através dos rins, sendo influenciados por fatores relacionados com o pH urinário e outros."

Justificativa da Alternativa Correta:

A excreção dos salicilatos ocorre principalmente através dos rins. O pH urinário influencia a eliminação porque a ionização dos salicilatos pode variar de acordo com o pH, afetando sua solubilidade e excreção na urina. Em um ambiente mais alcalino, por exemplo, os salicilatos estão mais ionizados e são excretados mais facilmente.

Examinando as Alternativas Incorretas:

A: "Os salicilatos não sofrem biotransformações, sendo eliminados nas formas ingeridas."
Essa afirmação é incorreta. Os salicilatos passam por biotransformação no fígado, onde são metabolizados antes de serem excretados.

B: "A absorção dessa classe de medicamentos ocorre mais rapidamente em locais mais básicos do sistema gastrintestinal."
Essa alternativa também está incorreta. Os salicilatos são geralmente absorvidos no estômago e na primeira parte do intestino delgado, que são ambientes mais ácidos, ao contrário do que a afirmação sugere.

C: "O salicilato livre no sangue se distribui com dificuldade, não conseguindo atravessar as barreiras hematoencefálica e placentária."
Essa opção é incorreta. Os salicilatos podem atravessar tanto a barreira hematoencefálica quanto a barreira placentária, o que pode ser relevante em contextos clínicos específicos.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 principal via de excreção dos salicilatos e seus metabólitos é através dos rins, sendo influenciados por fatores relacionados com o pH urinário e outros.

A - Biotransformação do AAS é "rápida e parcialmente hidrolisado por estearases contidas no tubo gastrintestinal, fígado e eritrócitos a ácido salicílico, que é 70% a 90% ligado a proteínas e conjugado com a glicina (formando ácido salicilúrico) e ácido glicurônico (dando salicilglicuronídios acílico e fenólico); uma pequena fração do ácido salicílico é hidroxilada a ácido gentísico e ácidos diidroxi e triidroxibenzoicos" (fonte Bula)

B - é um ácido, em meio básico ele se ioniza, logo piora a sua absorção.

C - Atravessa essas barreiras com facilidade

D - gabarito

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo