A administração de drogas vasoativas para o tratamento de pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470671 Enfermagem
A administração de drogas vasoativas para o tratamento de pacientes com distúrbios perfusionais visa restaurar a oferta de oxigênio e nutrientes aos tecidos, reequilibrando-os às demandas metabólicas teciduais.
Considerando que o enfermeiro deve conhecer as características de cada agente medicamentoso para promover um cuidado seguro, analise as assertivas abaixo: 
( 1 ) Levosimedan
( 2 ) Nitroglicerina
( 3 ) Nitroprussiato de sódio
( 4 ) Dobutamina

(  ) Tem meia-vida 3 a 5 minutos, e doses mais baixas produzem dilatação venosa, enquanto vasodilatação arterial pode ocorrer com doses mais elevadas.
(  ) Reduz a pressão venosa central e a pressão em cunha, mas tem pouco efeito na resistência vascular pulmonar.

(  ) Promove aumento do débito cardíaco secundário ao efeito inotrópico positivo, mas não tem ação sobre o relaxamento diastólico, pois seu efeito é cálcio-dependente. 
(  ) Promove formação de óxido nítrico com consequente efeito de vasodilatação periférica pela ação direta sobre o músculo liso venoso e arteriolar, reduzindo, assim, a resistência vascular periférica e a pós-carga.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a única alternativa que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Alternativas