A administração de drogas vasoativas para o tratamento de pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470671 Enfermagem
A administração de drogas vasoativas para o tratamento de pacientes com distúrbios perfusionais visa restaurar a oferta de oxigênio e nutrientes aos tecidos, reequilibrando-os às demandas metabólicas teciduais.
Considerando que o enfermeiro deve conhecer as características de cada agente medicamentoso para promover um cuidado seguro, analise as assertivas abaixo: 
( 1 ) Levosimedan
( 2 ) Nitroglicerina
( 3 ) Nitroprussiato de sódio
( 4 ) Dobutamina

(  ) Tem meia-vida 3 a 5 minutos, e doses mais baixas produzem dilatação venosa, enquanto vasodilatação arterial pode ocorrer com doses mais elevadas.
(  ) Reduz a pressão venosa central e a pressão em cunha, mas tem pouco efeito na resistência vascular pulmonar.

(  ) Promove aumento do débito cardíaco secundário ao efeito inotrópico positivo, mas não tem ação sobre o relaxamento diastólico, pois seu efeito é cálcio-dependente. 
(  ) Promove formação de óxido nítrico com consequente efeito de vasodilatação periférica pela ação direta sobre o músculo liso venoso e arteriolar, reduzindo, assim, a resistência vascular periférica e a pós-carga.
Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a única alternativa que contém a sequência de respostas, CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - 2, 4, 1, 3.

Vamos entender o porquê dessa ser a alternativa correta, analisando cada uma das drogas vasoativas mencionadas na questão e como elas se relacionam com as descrições dadas.

1. Nitroglicerina:

A Nitroglicerina é conhecida por seu efeito vasodilatador. Ela tem uma meia-vida de 3 a 5 minutos e, em doses mais baixas, promove principalmente a dilatação venosa. Em doses mais elevadas, pode causar dilatação arterial. Essa descrição corresponde à primeira assertiva, que é a primeira parte da sequência correta.

2. Dobutamina:

A Dobutamina é um agente inotrópico positivo que aumenta o débito cardíaco sem efeitos significativos sobre o relaxamento diastólico, pois seu efeito é cálcio-dependente. Isso corresponde à terceira assertiva mencionada, encaixando-a na segunda posição da sequência correta.

3. Levosimedan:

O Levosimedan é conhecido por suas propriedades inodilatadoras, mas neste contexto específico, ele não se encaixa nas descrições dadas, pois está mais relacionado ao efeito inotrópico dependente de cálcio, mas não é o foco aqui. A terceira assertiva sobre o efeito inotrópico positivo e cálcio-dependente é atribuída à Dobutamina, não ao Levosimedan.

4. Nitroprussiato de sódio:

O Nitroprussiato de sódio age produzindo óxido nítrico, resultando em vasodilatação periférica significativa que afeta tanto veias quanto artérias. Isso se alinha à quarta descrição, completando a sequência correta. Portanto, ele é o último na ordem da alternativa certa.

Cada droga tem suas particularidades, e compreender essas características permite ao enfermeiro administrar tratamentos de forma segura e eficaz, ajustando-se às necessidades específicas do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão Impossível, pois ele coloca a Dobutamina (e todo mundo sabe pra que serve), em questão de efeito "menos conhecido".

( 2 ) Tem meia-vida 3 a 5 minutos, e doses mais baixas produzem dilatação venosa, enquanto vasodilatação arterial pode ocorrer com doses mais elevadas.

  • Nitroglicerina é na teoria, mais usado para dilatação venosa, pré carga

( 4 ) Reduz a pressão venosa central e a pressão em cunha, mas tem pouco efeito na resistência vascular pulmonar.

Efeito menos conhecido da Dobutamina. (nem eu conhecia). A dobuta aumenta o débito cardíaco, e ainda "reduz" a resistência vascular pulmonar. Sobre pressão venosa central, não achei nenhuma referência.

FONTE: https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-dobutamina/bula

( 1 ) Promove aumento do débito cardíaco secundário ao efeito inotrópico positivo, mas não tem ação sobre o relaxamento diastólico, pois seu efeito é cálcio-dependente. 

  • Quando falar de Levosimendan, SEMPRE LEMBRAR QUE NAO MEXE NA DIASTOLE.

( 3 ) Promove formação de óxido nítrico com consequente efeito de vasodilatação periférica pela ação direta sobre o músculo liso venoso e arteriolar, reduzindo, assim, a resistência vascular periférica e a pós-carga.

  • Nitropruss, sempre associando com formação e liberação e Óxido Níttrico. A predominância dele é pequenos vasos, principalmente os arteriais.

  • https://sanarmed.com/resumo-de-nitroprussiato-de-sodio-ligas/

São questões de farmacologia expressamente na Área Médica e Farmácia, é difícil encaixar isso em um estudo da área da enfermagem, não da pra saber qual é dessa banca, colocando questões pra achar candidato "preparado" de forma aleatória.

Foco

Um dia de cada vez

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo