A sepse é considerada uma das doenças fatais mais comumente ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa CORRETA é a B.
Comentário da alternativa B:
A alternativa correta aborda a recomendação de infusão prolongada de beta-lactâmicos, que é uma prática considerada em pacientes com sepse ou choque séptico. Este método pode ser vantajoso, pois mantém concentrações plasmáticas do antibiótico por mais tempo, o que pode ser mais eficaz na eliminação de infecções bacterianas, desde que o equipamento para tal esteja disponível.
Análise das alternativas incorretas:
A - O lactato sérico é, de fato, um importante biomarcador de hipóxia e disfunção tecidual. Contudo, não é utilizado como uma medida direta da perfusão tecidual. Ele é utilizado mais como um indicador indireto da gravidade da sepse e como um guia para a reanimação.
C - Para o controle glicêmico, a recomendação é iniciar a terapia com insulina quando os níveis de glicose estiverem ≥ 180 mg/dL, e não 200 mg/dL como mencionado. Manter a glicemia dentro de um alvo específico é crucial para evitar complicações, mas níveis de 200 mg/dL são considerados muito altos.
D - A primeira linha de tratamento como vasopressor no choque séptico é a norepinefrina, e não epinefrina. A norepinefrina é preferida por seu efeito predominante em aumentar a resistência vascular periférica sem comprometer de forma significativa o débito cardíaco.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A FGV usou o Manual de Sobrevivência na SEPSE para essa questão
https://sccm.org/sccm/media/PDFs/Surviving-Sepsis-Campaign-2021-Portuguese-Translation.pdf
A - ERRADA. O lactato sérico é um importante biomarcador de hipóxia e disfunção tecidual e, por isso, utilizado como uma medida direta da perfusão tecidual.
O lactato sérico é um importante biomarcador de hipóxia e disfunção tecidual, mas não é uma medida direta da perfusão tecidual
B - CORRETA. Recomenda-se infusão prolongada de beta-lactâmicos ao invés de infusão convencional em bólus em paciente com sepse ou choque séptico, se o equipamento necessário estiver disponível.
Recomendação 25. Para adultos com sepse ou choque séptico, sugerimos o uso de infusão prolongada de beta-lactâmicos para manutenção (após um bolus inicial) ao invés de infusão convencional em bolus.
C- ERRADO - Para controle glicêmico recomenda-se iniciar a terapia com insulina com níveis de glicose ≥ 200 mg/dL.
"A American Diabetes Association, em suas recomendações mais recentes para o controle glicêmico de pacientes críticos, recomendou o início da terapia com insulina para hiperglicemia persistente > 180 mg/dL e, posteriormente, uma faixa alvo de glicose de 140-180 mg/dL "
D - ERRADO - Para adultos com choque séptico, recomenda-se o uso de epinefrina como agente de primeira linha em relação a outros vasopressores.
Recomendação 37. Para adultos com choque séptico, recomendamos o uso de norepinefrina como agente de primeira linha em relação a outros vasopressores. Recomendação forte.
FGV 2024 Tá vindo pra aposentar os concurseiros.
FOco
UM dia de cada vez
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo