A resistência de união na interface pino/cimento/raiz depend...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1012495 Odontologia

A resistência de união na interface pino/cimento/raiz depende de vários fatores, como a desidratação dentinária do canal radicular, anatomia desfavorável do canal, uso de eugenol e da espessura dos túbulos dentinários ao longo do canal.

Sobre a cimentação dos pinos intrarradiculares, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As técnicas autoadesivas podem ser vantajosas, pois permitem resistência de união satisfatória quando utilizadas para cimentar pinos de fibra, simplificando os procedimentos clínicos.

( ) Sistemas adesivos de condicionamento total, mesmo com uma maior quantidade de passos no conduto radicular, apresentam maior resistência de união considerando os cimentos resinosos fotoativados.

( ) Independentemente da presença do pino no interior do canal, a quantidade de luz emitida através do conduto diminui de tal forma que é insuficiente para promover adequada polimerização do cimento, principalmente na região apical.

( ) Os cimentos utilizados comumente para cimentar pinos intrarradiculares metálicos fundidos são os cimentos de polialcenoato de vidro e os cimentos de fosfato de zinco. Este último apresenta facilidade na técnica, pequena espessura de cimento e sucesso clínico comprovado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas