Baseando-se em Lopes (2015), no que diz respeito ao tratamen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690820 Odontologia

Baseando-se em Lopes (2015), no que diz respeito ao tratamento conservador da polpa dental, analise as afirmativas abaixo.

I. A pulpotomia é um tratamento conservador, sendo seu objetivo a remoção total da polpa coronária viva, sã ou inflamada, mantendo-se a porção radicular.

II. Em casos de exposição por cárie, o capeamento direto é contraindicado, uma vez que a porção pulpar exposta contém áreas de necrose, microabscessos e bactérias.

III. No capeamento pulpar indireto, quanto mais profundamente o tecido pulpar for excisado, maior será a probabilidade de se remover a porção tecidual afetada.

IV. O sucesso da pulpotomia depende de fatores como a não introdução de bactérias no sistema de canais radiculares e a não utilização de substâncias com alto poder citotóxico que poderiam manter o quadro inflamatório.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com Lopes (2015), a pulpotomia é um tratamento conservador que visa remover apenas a polpa coronária viva, sã ou inflamada, mantendo-se a porção radicular. Portanto, a afirmativa I está correta. Já a afirmativa II está incorreta, pois o capeamento direto é indicado em casos de exposição por cárie, desde que a porção pulpar exposta esteja saudável. A afirmativa III também está incorreta, pois quanto menos profundamente o tecido pulpar for excisado, maior será a probabilidade de se remover a porção tecidual afetada. Por fim, a afirmativa IV está correta, pois o sucesso da pulpotomia depende de fatores como a não introdução de bactérias no sistema de canais radiculares e a não utilização de substâncias com alto poder citotóxico que poderiam manter o quadro inflamatório. Portanto, a resposta correta é a alternativa C - I, II e IV.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo