De acordo com Lopes (2015), pode-se afirmar, no que se refer...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q690837 Odontologia
De acordo com Lopes (2015), pode-se afirmar, no que se refere ao tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta, que o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta. Esse é um assunto relevante em Endodontia, que trata do desenvolvimento incompleto da raiz dos dentes, geralmente em dentes jovens. Para resolver a questão, é necessário entender os materiais e técnicas empregadas nesse tipo de tratamento.

Alternativa correta: C - O cimento MTA pode substituir o hidróxido de cálcio, contudo não permite a restauração imediata do dente tratado.

A alternativa C é a correta porque o MTA (Agregado Trióxido Mineral) é reconhecido por sua eficácia em induzir a formação de barreira apical, podendo substituir o hidróxido de cálcio. No entanto, uma de suas características é que ele não permite a restauração imediata, já que precisa de um tempo inicial de presa (endurecimento) para permitir manipulações posteriores.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A afirmação de que o paciente adere facilmente ao tratamento com hidróxido de cálcio por ser lentamente reabsorvível e não necessitar de trocas periódicas está errada. Na prática, o hidróxido de cálcio requer trocas periódicas para atingir o efeito desejado de indução de fechamento apical.

B - Embora o hidróxido de cálcio tenha sido tradicionalmente usado, não é necessariamente o material de "maior suporte científico" atualmente. O MTA tem ganhado destaque por propriedades superiores em certos aspectos, como a indução de tecido duro.

D - A afirmação de que o tratamento com hidróxido de cálcio varia de 3 a 5 meses com pleno fechamento do ápice radicular é uma generalização. O tempo pode variar bastante dependendo do caso clínico e, muitas vezes, leva mais tempo para o fechamento apical.

Ao analisar questões como esta, é fundamental compreender as características dos materiais endodônticos e suas aplicações. Isso envolve saber como e quando aplicar cada material, além de entender suas limitações e benefícios.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Já reportei o gabarito como errado várias vezes. mas nunca há a correção

Atualmente, não há um consenso entre os autores sobre as trocas periódicas da pasta de hidróxido de cálcio, pois, com o passar do tempo a mesma perde sua capacidade indutora de calcificação, necessitando trocas periódicas. (justificativa de erro do item A) ACREDITO QUE O ITEM B ESTÁ CORRETO- O material de escolha para esta função, mais estudado, é o hidróxido de cálcio, que possui ação antibacteriana e promove a ativação da fosfatase alcalina (devido ao seu elevado pH) que, por sua vez, estimula a liberação dos íons fosfato, a partir dos ésteres de fosfato do organismo, que ao reagirem com os íons cálcio, precipitam na forma de hidroxiapatita. Este mecanismo evidencia, assim, o poder de indução e de formação de tecido mineralizado do material. O hidróxido de cálcio possui, ainda, ação higroscópica, permitindo a manutenção do mesmo no canal radicular por um longo período, quando no interior deste, existe exsudatos provenientes de processos inflamatórios. (MARCHESAN et al., 2008; TOLEDO et al., 2010). Marchesan et al., (2008) também sugerem a utilização do MTA para apicificação em dentes com rizogênese incompleta. Segundo os autores, ele difere do hidróxido de cálcio, pois funciona como barreira apical artificial, que mantêm sua capacidade de induzir a formação apical. Assim, logo após a colocação, o canal pode ser obturado definitivamente. O ideal para a indução da apicificação em dentes permanentes com rizogênese incompleta é o uso da técnica do “plug” de MTA no forame apical, concluindo o caso em uma ou duas sessões do tratamento, possibilitando a restauração dentária em pouco tempo. Tudo isto proporciona um aumento da resistência a fraturas diferentemente do que alguns autores atribuem ao hidróxido de cálcio. (Justificava de erro do item C) Concluíram que o hidróxido de cálcio tem como desvantagem a necessidade de visitas ao dentista durante até 20 meses. Sendo o dente restaurado provisoriamente, ficando susceptível às infiltrações coronárias, o tratamento torna-se mais caro e o paciente pode não frequentar às consultas, podendo levar o caso a um insucesso. (Justificativa de erro do item D)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo