Leia os textos a seguir: Texto I “A cultura Afrodescendente...
Leia os textos a seguir:
Texto I
“A cultura Afrodescendente tem sido muitas vezes reificada, apresentada como um repertório inerte de tradições, como se não estivesse enraizada em processos culturais dinâmicos e em ambientes sociais desiguais...”.
LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afro-descendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 39.
Texto II
“A cultura e o folclore são meus / Mas os livros foi você quem escreveu... / Perseguidos sem direito nem escolas / Como podiam registrar as suas glórias / Nossa memória foi contada por vocês / E é julgada verdadeira como a própria lei / Por isso, temos registrado em toda a história / Uma mísera parte de nossas vitórias / Por isso, não temos sopa na colher / E sim, anjinhos para dizer que o lado mau é o Candomblé...”.
Texto III
“O preconceito racial a que são submetidos não só os maracatuzeiros e maracatuzeiras mas toda a população negra desta cidade está oculto nas falas, nos procedimentos, nos gestos...”.
LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 11.
Com base nos textos, analise aspectos das manifestações culturais Afro-Brasileiras em Pernambuco e assinale a
alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra D
Letra D.
A) Errada. Ainda há ocorrências de intolerância religiosa.
B) Errada. Após o fim da escravidão não existiu assistências aos exs escravos, nenhuma política de inclusão. Somado a isso muitos recém libertos eram mão de obra desqualificada e pouca ou nenhuma educação acadêmica, levando-os para marginalização e periferias. Não teve alteração social significativa.
C) Errada. A capoeira já existia no estado de Pernambuco com os negros escravos que praticava como auto defesa. Capoeira regional e capoeira de angola na Bahia só vem surgir essas etimologias no fim do século 19 e começo do 20, nesse tempo já existia faz tempo a capoeira no estado, pois se desenvolveu do jeito padrão os negros escravos treinavam como defesa.
D) correta.
E) Errada. O maracatu é Afro-Brasileiro, logo criado aqui, tem inspirações e sincretismo de outros eventos, mas para todo os efeitos ela é uma nova manifestação cultural própria é autônoma. O fato de ser inspirado não quer dizer que é o mesmo evento ou já erra prática. Logo alternativa errada.
No que diz respeito ao *Maracatu*, deve lembrar-se de que não era/é ele que representa ou faz alusão a antiga coroação no congo... Mas na verdade é o CONGADO. O maracatu é apenas o CONGADO "adaptado" para o meio Brasil-Afro
Questão capciosa e do mal.
QUE BANC@ NOJENT@
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo