Segundo Armani (2003), os projetos sociais são importantes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1002723 Serviço Social
Segundo Armani (2003), os projetos sociais são importantes instrumentos capazes de aumentar o êxito de uma intervenção social. Porém, denota-se como um limite dos projetos sociais, de acordo com o autor citado que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão:

Esta questão aborda a importância e os limites dos projetos sociais. Os projetos sociais são ferramentas essenciais para intervenções que visam promover mudanças sociais. No entanto, um ponto crítico é reconhecer seus limites, especialmente em contextos onde há sobrecarga ou substituição das responsabilidades do Estado.

Resumo teórico:

Os projetos sociais são iniciativas planejadas que têm como objetivo resolver problemas sociais específicos. Eles são estruturados em etapas lógicas, como planejamento, execução e avaliação. Um dos desafios é equilibrar a capacidade de iniciativa das organizações da sociedade civil com as responsabilidades que tradicionalmente cabem ao Estado. Armani (2003) destaca que, em contextos como o brasileiro, há um risco de projetos sociais serem vistos como soluções totais, quando na realidade deveriam ser complementares às ações do Estado.

Justificativa da alternativa correta (B):

A alternativa B é a correta porque destaca um ponto relevante trazido por Armani (2003): o risco das organizações da sociedade civil tratarem os projetos sociais como substitutos às ações do Estado. Essa substituição pode desresponsabilizar o Estado, que deveria garantir direitos sociais fundamentais. Este é um limite importante, pois, sem a participação estatal adequada, os projetos sociais podem se tornar insustentáveis ou insuficientes para atender necessidades complexas.

Análise das alternativas incorretas:

A: A alternativa sugere que projetos não são vantajosos para iniciativas de desenvolvimento técnico, mas isso não é um limite discutido por Armani. Projetos podem ser aplicados em diversos contextos, inclusive técnicos, desde que sejam bem estruturados.

C: Esta opção menciona a linearidade e autonomia das etapas como um limite, mas isso pode ser parte de um planejamento bem-feito, não necessariamente um limite.

D: A crítica à estruturação baseado em causa e efeito não reflete uma visão de Armani sobre limites de projetos sociais, pois a relação de causa e efeito é uma base comum para planejamento eficaz.

E: A ideia de que resultados duradouros esmorecem os primeiros êxitos não é um limite reconhecido, mas sim uma questão de gerenciamento de expectativas e foco estratégico ao longo do tempo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

?  Os projetos são as traduções de intenções, idéias e concepções em ações com consequências diretas sobre a realidade. Os projetos sociais são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade, porém no atual contexto brasileiro, há risco de as organizações da sociedade civil caírem na armadilha de encarar projetos como substitutos à ação social do Estado.

? FONTE: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1792.pdf

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

a) a intervenção via projetos não é vantajosa para gerenciar iniciativas de desenvolvimento de caráter mais técnico, como a construção de escolas ou estradas, por exemplo. (É mais vantajosa)

b) no atual contexto brasileiro, há risco de as organizações da sociedade civil caírem na armadilha de encarar projetos como substitutos à ação social do Estado.

c) a divisão em ciclos de vida interpõe linearidade ao projeto e favorece a autonomia das etapas, além da sua desintegração na fase de avaliação. (O ciclo de vida do projeto não é linear, porém as etapas são articuladas, logo não há desintegração na fase de Avaliação).

d) a necessária formatação em sucessão de passos lógicos encadeados, favorece a estruturação em torno da relação de causa e efeito, não enfatizando o controle de resultados. (MARCO LÓGICO - enfatiza o controle dos resultados, efeitos e impactos do projeto, porém não explica o porquê das mudanças observadas.)

e) a tendência mais favorável aos resultados mais duradouros, apesar do sutil equilíbrio com os resultados de curto prazo, esmorece os primeiros êxitos observados. (tendência mais favorável aos resultados de curto prazo, em função das expectativas dos financiadores)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo